01/12/2009

Município fará também serviços de drenagem na Avenida Gustavo Jardim

Rechuan anuncia mais obras de asfaltamento

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Mais dois bairros da área urbana de Resende vão ser beneficiados com o fim dos transtornos causados pela lama e a poeira. Após concluir sexta-feira passada, dia 27, o asfaltamento e a drenagem da Rua Santa Catarina (foto), no Bairro Cabral, agora serão os moradores da Vila Maria Cândida e do Parque Minas Gerais, ambos localizados na região da Fazenda da Barra, a serem atendidos pelos serviços de pavimentação e drenagem dos quase 600 metros da estrada de terra que liga estes dois bairros. A informação foi divulgada na manhã desta terça-feira, dia 01º, pelo prefeito José Rechuan (DEM). Realizados com recursos próprios da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança, os trabalhos, iniciados nesta segunda, dia 30, deverão ser concluídos em até duas semanas. Rechuan anunciou ainda a colocação de mais cerca de quatro quilômetros de pavimentação asfáltica, equivalente a uma área de 27 mil metros quadrados, que deverão ser iniciadas ainda este ano, em diversas ruas e avenidas da cidade. Outro problema que deverá ser resolvido brevemente é o alagamento da Avenida Gustavo Jardim, no Centro. Este transtorno acontece normalmente no período das chuvas de verão e atinge principalmente os usuários dos ônibus que passam pelo Terminal Rodoviário situado neste logradouro, além de prejudicar os motoristas que transitam nesta via. O projeto da Prefeitura é realizar ainda este ano a drenagem naquela avenida, entre os quase 350 metros que separam a sede do Resende Futebol Clube e o Rio Paraíba, para onde serão drenadas as águas pluviais. A drenagem neste trecho será realizada através da colocação de manilhas concretadas de até um metro de diâmetro, além da instalação de 12 caixas coletoras (bocas de lobo) e seis poços nas laterais da Gustavo Jardim. – A Prefeitura entende que ao melhorar as condições para o tráfego de veículos e a circulação de pedestres nas vias urbanas, melhor será o fluxo no sistema viário e maior vai ser a mobilidade das pessoas. Tudo isso é algo que reflete diretamente na qualidade de vida da população – disse Rechuan, acrescentando que o asfaltamento da estrada que liga a Vila Maria Cândida e o Parque Minas Gerais foi um compromisso assumido com os moradores pelo atual governo do Município. Já o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança, engenheiro Rubens Almada, revelou que algumas ruas e avenidas da cidade já estão relacionadas no cronograma que prevê o inicio da colocação de cerca de quatro quilometros de asfalto em ruas e avenidas da cidade. Segundo ele, “a Avenida Juscelino Kubitschek, que fica entre os bairros Santa Isabel e Elite, além das ruas Álvaro Pego de Farias e São Geraldo, ambas no Paraíso, estarão entre as primeiras a receberem a nova pavimentação”. Ao comentar sobre as obras de drenagem na Avenida Gustavo Jardim, Rubens Almada acrescentou que “a Prefeitura já solicitou, junto à concessionária do sistema de energia elétrica na cidade, a transferência dos postes de iluminação localizados ao longo do centro desta avenida para suas laterais”. Outras duas ações previstas pela Prefeitura para o começo de 2010 são a realização de uma operação Tapa-Buraco que beneficiará cerca de 20 mil metros quadrados em diversos trechos da área urbana e a pavimentação de mais de 4,5 quilômetros de ruas e avenidas.
Palavras chaves: INFRA-ESTRUTURA