22/08/2011
Recadastramento do Bolsa Família é realizado pela Secretaria de Assistência Social
Mais de duas mil famílias são atendidas em Resende com o benefício
Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, está realizando o recadastramento de 666 famílias cadastradas no Programa Bolsa Família em Resende. O recadastramento foi uma determinação feita aos municípios, pelo Governo Federal, com o objetivo de garantir a qualidade das informações cadastrais não só do Bolsa Família, mas dos demais programas ligados ao Cadastro Único de Assistência Social, cuja coordenação é da SENARC (Secretaria Nacional de Renda de Cidadania).
Segundo a coordenadora do Programa Bolsa Família em Resende, Kamila Rocha, as verificações são efetuadas por meio de procedimentos e de auditorias onde são cruzados os dados do Cadastro Único com informações contidas em outros registros administrativos, a fim de identificar possíveis irregularidades nas informações prestadas pelas famílias. O objetivo é atualizar o cadastro e promover a correção dos dados.
- Nós recebemos a listagem com os nomes das famílias que precisam realizar o recadastramento a fim de regularizarem suas situações cadastrais e enviamos correspondências para suas residências, indicando as datas agendadas para atendimento na unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próxima de sua casa - explicou Kamila Rocha, destacando que das 666 famílias apontadas, 470 estão recebendo o Bolsa Família e as outras 196 não recebem, mas constam do cadastro do programa, já que são possíveis candidatas a receberem benefícios de outros programas sociais.
Para facilitar o atendimento às famílias, o Cadastro Único está atendendo nos seguintes dias e unidades do CRAS: até o dia 09 de setembro, famílias cadastradas pelo CRAS Lavapés (foto), que já começaram a fazer o recadrasmento no dia 15 de agosto. Já no período de 22 de agosto a 02 de setembro, serão atendidas as famílias inscritas no CRAS Toyota. Entre os dias 12 e 15 de setembro, vai ser a vez das famílias do CRAS Itapuca.
No CRAS Jardim Esperança o atendimento aconteceu semana passada, entre segunda e quarta-feira, dias 15 e 17 de agosto, mas a coordenadora do programa explica que as famílias que não puderam comparecer no dia agendado podem ainda procurar o CRAS Lavapés, onde funciona a coordenação do Cadastro Único. O CRAS Lavapés se localiza na Rua do Rosário 45, próximo à Santa Casa.
- Mesmo para aquelas famílias que não estão recebendo o Bolsa Família, o recadastramento é muito importante, pois se as informações delas na base de dados estiverem com incorreções, elas não poderão ser beneficiada futuramente com nenhum dos benefícios do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, como, por exemplo, a Tarifa Social de Energia Elétrica, a isenção de taxa de concurso público, a carteira do idoso, os programas habitacionais e Projovem Adolescente (Programa Nacional de Inclusão de Jovens) - disse Kamila.
O Cadastro Único para Programas Sociais é um instrumento que identifica e define as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou de três salários mínimos no total. A inscrição no sistema representa o primeiro passo para ingressar em programas sociais do Governo Federal.
De acordo com a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura de Resende, Marly Ceccoline Cortona, as unidades do CRAS são responsáveis pelo cadastramento das famílias, mas cabe ao Governo Federal a liberação dos benefícios. Todo o processo é feito através da Caixa Econômica Federal. Cerca de 2.300 famílias são contempladas com o benefício no programa no Município.
Palavras chaves: ASSISTÊNCIA SOCIAL