10/08/2009

Recadastramento do Bolsa Família entra na reta final

Benefício atende quase três mil famílias em Resende

Recadastramento do Bolsa Família entra na reta final

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Solidariedade (Assistência Social), encerra, neste mês de agosto, o recadastramento do Programa Bolsa Família, que é desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com a Prefeitura. O recadastramento, que segue uma determinação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, é obrigatório e acontece em todo país, com o objetivo de atualizar as informações das famílias atendidas pelo Programa.

Embora o prazo para o recadastramento termine no dia 31 de agosto, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Solidariedade recomenda que as famílias, atendidas pelo Programa Bolsa Família, compareçam até o dia 21 de agosto no Setor Municipal de Cadastramento, que funciona na Rua do Rosário 45, próximo à Santa Casa, no bairro Lavapés. O atendimento às famílias é realizado por ordem de chegada e acontece de 8 às 12 horas e de 13 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.

O gestor do Programa no município de Resende, Julio Faria explica que “as famílias beneficiadas pelo Bolsa Família precisam fazer o recadastramento o quando antes, para não correrem o risco de terem seu benefícios suspensos pelo Governo Federal”. Julio informa ainda que “a Prefeitura reforçou o atendimento no setor responsável pelo recadastramento e já conseguiu recadastrar cerca de duas mil das 2.985 famílias beneficiadas pelo Programa em Resende”. As famílias que ainda não recadastraram estão sendo avisadas por intermédio dos agentes de saúde do Programa Saúde da Família (PSF) ou através dos correios.

Já a coordenadora do Programa Bolsa Família em Resende, Kamila Rocha, salienta para a importância de as famílias estarem com a freqüência escolar e os cartões de vacinação de suas crianças e adolescentes em dia (foto), uma vez que, segundo informações do Ministério, estes têm sido os requisitos do Bolsa Família, descumpridos por muitas famílias atendidas pelo Programa, na cidade.

Os documentos (originais) necessários ao recadastramento são os seguintes:

Maiores de 18 Anos: Certidão de Nascimento ou Casamento; Carteira de Identidade; Carteira de Trabalho / PIS-PASEP; CPF; Título de Eleitor; Contas de luz, água e telefone; Carnê de Prestação de Moradia; Contra Cheque; Processo de pensão alimentícia (nos casos de filhos morarem só com a mãe e estarem registrados em nome do pai); Processo de guarda ( nos casos de filhos que não se encontram sob a responsabilidade da mãe); Histórico do INSS nos casos de benefícios federais, como aposentadoria e pensões.

Menores de 18 anos: Certidão de Nascimento e Declaração da escola na qual estuda.

Outras informações podem ser obtidas pelo 3360-9939.

Palavras chaves: PROGRAMA SOCIAL