Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda
12/11/2019
'RAINHA DA NEVE’ FECHA COM CHAVE DE OURO SÉRIE DE PEÇAS TEATRAIS NO PARQUE DAS ÁGUAS
Parceria entre a Prefeitura e o programa ArcelorMittal Cultural levará peça gratuita para centenas de pessoas
Crédito: Guto Muniz
O espetáculo “Rainha da Neve” encerrará com chave de ouro a série de sete peças teatrais encenadas no Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco. A última apresentação será realizada neste sábado, dia 16, às 18h. O festival gratuito, que começou em maio deste ano, é uma parceria entre a Prefeitura de Resende, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM), e o programa ArcelorMittal Cultural – Arte que Transforma, da empresa siderúrgica ArcelorMittal.
Para o grande final, serão disponibilizados cerca de mil lugares entre cadeiras e arquibancada para a comodidade da plateia. O espetáculo foi viabilizado a partir da Lei Federal de Incentivo à Cultura, por intermédio do Ministério da Cidadania e da Cyntilante Produções. Até agora, subiram ao palco do Parque das Águas, as seguintes produções: “A Pequena Sereia”; “Peter Pan”; “A Bela e a Fera”; “Os Saltimbancos”; “Aladim”; e “O Mágico de Oz”, inserido no XVIII Festival de Teatro de Resende (Fester).
O presidente da Casa da Cultura, Thiago Zaidan, reforçou que o evento é aberto ao público, lembrando que a programação infantil foi sucesso no município.
— A iniciativa tem proporcionado cultura e entretenimento de qualidade e de graça, além de novas perspectivas ao público resendense. Todas as apresentações lotaram o Parque das Águas, que passou a ser referência para abrigar grandes eventos populares e fomentar a cultura na cidade. Disponibilizar peças infantis dando acesso a todos democratiza o contato com o teatro e, consequentemente, conquista novas plateias. O projeto recria clássicos da literatura, promovendo o desenvolvimento sociocultural desde a infância no município. A última peça desta parceria, produzida por um grupo de Belo Horizonte, em Minas Gerais, promete emocionar a população, aproximando os personagens do conto de fadas do público, com muita música ao vivo e cenas encantadoras – frisou.
O ENREDO
A montagem narra a história de duas irmãs que lutam para a quebra do feitiço do inverno eterno. O musical é bem interativo e convida as crianças para embarcar na trama vivida pelas irmãs, com cenário mágico e recursos especiais envolventes.
O pocket show infantil ‘Rainha da Neve’ é a releitura de um clássico da literatura com duração de 50 minutos. O clássico do dinamarquês Hans Christian Andersen foi publicado pela primeira vez em 1844. A adaptação do Cyntilante Produções foi vencedora do prêmio Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais)/Sinparc (Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais) 2017 de Maior Público do Teatro Infantil em Minas Gerais.
Palavras chaves: Rainha Da Neve; Teatro; Cultura