Resende

18° Min24º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública Disque 100

Notícia

23/01/2013

Qualificação profissional é tema de reunião em Brasília

Prefeitura busca implantação de Escola Técnica Federal em Resende

Qualificação profissional é tema de reunião em Brasília

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

   Os secretários municipais de Educação, Rosaly Azevedo, e de Trabalho e Renda, Luis Carlos Besouchet, reúnem-se nesta quarta-feira, dia 23 de janeiro, com o secretário-executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim, para discutir a implantação de uma Escola Técnica Federal em Resende. Também participam da reunião o presidente do Instituto de Educação de Resende (Educar), José Marques da Fonseca, e a vereadora Soraia Balieiro.

   Segundo Rosaly, a implantação de um campus do IFRJ (Instituto Federal de Ciências e Tecnologias do Rio de Janeiro) no município se faz necessária principalmente para a qualificação da mão de obra local para atender a demanda gerada pelas novas empresas que estão se instalando no Pólo Metal Mecânico.

   - Nossa região está crescendo em ritmo acelerado, são cerca de 40 indústrias e 15 empresas prestadoras de serviços instaladas aqui, e com a vinda da Nissan para Resende e da Hyundai para Itatiaia esses números tendem a aumentar. Precisamos investir na qualificação profissional da nossa população para que essas empresas não tenham que buscar mão de obra em outros municípios. Por esse motivo, se faz necessária a implantação de uma Escola Técnica Federal em Resende, que beneficiará também os moradores das 15 cidades limítrofes do eixo Rio, São Paulo e Minas Gerais, que compõem o projeto Cercanias - explicou.

   A secretária de Educação acrescentou também que o campus do IFRJ ofereceria cursos técnicos, de extensão e de pós-graduação. Ainda segundo Rosaly, o objetivo é conseguir uma Escola Técnica para Resende, mas se, no momento, for inviável, a Prefeitura vai discutir a possibilidade de estender as ações do Campus Avançado de Volta Redonda para o município.

   - Trazer uma Escola Técnica Federal para Resende é uma luta que o prefeito José Rechuan abraçou desde seu primeiro ano de governo. Nos últimos quatro anos, já esteve em Brasília por diversas vezes para articular a vinda de mais este benefício para o município - destacou Rosaly de Azevedo.

   Encontro com o novo Secretário de Ciências e Tecnologia do Estado

   Já nesta quinta-feira, dia 24, a Secretária de Educação, Rosaly Azevedo, se encontra com o novo secretário de Estado de Ciências e Tecnologia, Gustavo Tutuca, no Rio de Janeiro. O objetivo é apresentar projetos educacionais e mostrar também o potencial tecnológico do município.

   - Resende já possui uma FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica) e um CVT (Centro Vocacional Tecnológico), e neste momento impar de desenvolvimento econômico de Resende, precisamos contar com mais apoio e investimentos do Governo do Estado, para avançar na qualificação profissional da população - frisou Rosaly.

Palavras chaves: QUALIFICAÇÃO
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados