Superintendência de Transporte e Trânsito
02/10/2013
Qualidade na prestação do serviço de táxi para deficientes será tema de palestra
Evento tem como público-alvo motoristas e representantes de cooperativas de táxis
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
Garantir às pessoas com deficiência o acesso aos serviços prestados pelas empresas de táxis da cidade. Este será o tema da palestra que a Superintendência Municipal de Eventos e Integração realizará nesta quinta-feira, dia 3 de outubro, no Espaço Z, localizado no Centro. O evento, marcado para as 19h30, terá como público-alvo motoristas e representantes de cooperativas de táxis que prestam o serviço na cidade. A palestra conta com o apoio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito.
O encontro visa a conscientizar empresas prestadoras de serviço e motoristas de táxis sobre a necessidade e a melhor forma de atender as pessoas que apresentam alguma dificuldade de locomoção. No mês passado, uma cooperativa da cidade foi multada pela Divisão de Fiscalização de Posturas do Município em 658,760 Ufirs (pouco mais de R$ 1.500) após um taxista ter se recusado a atender um passageiro portador de deficiência.
A palestra será ministrada pela pedagoga Zuleica Florentino, coordenadora do programa Gente Eficiente, projeto mantido pela Prefeitura, através da Superintendência de Eventos e Integração. A palestrante também é pós-graduada em Psicopedagogia pela Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) e Educação Especial pela Universidade de Barra Mansa (UBM).
- A proposta desta palestra é orientar os taxistas sobre a forma de atender uma pessoa que possui alguma dificuldade de locomoção. É um serviço público que deve ser prestado com respeito e com toda a atenção que, não só as pessoas com deficiência, mas todo usuário merece. É uma questão de cidadania - salientou a coordenadora.
O Programa Gente Eficiente oferece atividades esportivas e culturais para cerca de 200 pessoas com necessidades especiais. O programa mantém uma equipe multidisciplinar, responsável pela realização das atividades e pelo acompanhamento dos atletas. A equipe é formada por cerca de 50 profissionais, entre professores de educação física, assistentes sociais, nutricionista, psicólogos, médicos, orientadores pedagógicos e orientadores educacionais.
Na terça-feira, dia 1º, depois de reunião entre o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, a Superintendência de Transporte e a cooperativa, ficou acordado que o transporte dos deficientes está assegurado.
Palavras chaves: INCLUSÃO