° Minº Max

05/12/2012

Qualidade do atendimento das unidades de saúde de Resende é premiada por Ministério da Saúde

Repasses aumentaram em mais de 300% no total

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O Ministério da Saúde divulgou no último mês o resultado da avaliação de 19 das 22 equipes do Programa Saúde da Família de Resende avaliadas pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. Desse total, 12 foram classificadas como ótimas, seis como boas e uma equipe foi considerada regular.

Com isso, os repasses do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) para Resende mais do que dobraram a partir da competência de agosto, totalizando R$ 127.600.

- Estamos extremamente satisfeitos com esse resultado, que mostra que a atenção básica do município está no caminho certo. E a qualidade da saúde passa pela organização do serviço pelas equipes das unidades, pelo acolhimento dado aos usuários e pelos medicamentos, que não faltam mais nos postos de saúde - destacou o Prefeito José Rechuan.

Desde dezembro do ano passado, a Prefeitura recebia R$ 1.700 para cada uma das 22 equipes de PSF do município, o que significava um total de R$ 37.400. O aumento nos valores foi resultado de uma avaliação realizada em julho deste ano por cinco técnicos da Escola Nacional de Saúde Pública, do Ministério da Saúde, para verificar a qualidade das unidades de saúde cadastradas no PMAQ.

Eles estiveram em Resende e observaram a infraestrutura dos módulos, equipamentos disponíveis, disponibilidade de medicamentos, processo de trabalho das equipes, entre outros critérios. Além disso, os técnicos visitaram os pacientes atendidos pelo Programa Saúde da Família para analisar a satisfação dos usuários.

Segundo o Ministério da Saúde, 10% da nota de certificação são determinados pelos instrumentos autoavaliativos; 20% da nota são baseados nos desempenhos obtidos em 24 indicadores de saúde; enquanto que 70% da nota são resultado dos padrões de qualidades verificados in loco.

- Por isso, equipes de unidades de saúde, por exemplo, da zona rural, que ainda não foram reformadas, foram avaliadas como ótimas, como a da Serrinha/Capelinha. Isso mostra que o mais importante nessa avaliação foi a organização da equipe, o acolhimento aos usuários e os serviços prestados - explicou a diretora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Paula Bueno.

Em Resende, a Prefeitura transfere os valores recebidos por meio do PMAQ para os gerentes das equipes de Saúde da Família, que são os enfermeiros e dentistas. No entanto, com a melhora na qualidade do atendimento e o consequente aumento nos valores repassados pelo ministério, a Prefeitura vai transferir os valores à equipe básica das unidades, além de implementar ações nos postos de saúde, sempre com o objetivo de melhorar o serviço.

Segundo a diretora de Atenção Básica, a Secretaria de Saúde entende que o repasse às equipes é uma forma de estímulo e de valorização dos profissionais. Além disso, a medida tem como finalidade garantir o comprometimento de toda a equipe das unidades do Programa Saúde da Família em melhorar a qualidade do atendimento prestado à população.

- Inicialmente, foram contemplados enfermeiras e dentistas, pois esses profissionais seriam responsáveis pela organização das equipes e pelas mudanças necessárias na estrutura física e de atendimento exigidas pelo Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - disse.

Ana Paula Bueno adiantou ainda que em março de 2013 o Ministério da Saúde abre para o cadastramento de novas equipes e para a recontratualização das equipes já cadastradas no programa. Resende vai incluir também no PMAQ os novos módulos inaugurados neste ano (Liberdade e Nova Alegria).

Palavras chaves: SAÚDE