09/10/2012

Qualidade do atendimento da UPA de Resende é reconhecida pelo Ministério da Saúde

Unidade de Pronto Atendimento completa um ano com mais de 40 mil atendimentos

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

No mês em que comemora um ano de implantação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em Resende, a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde receberam uma boa notícia: a de que a unidade receberá, ainda este ano, um recurso adicional do Ministério da Saúde. Segundo o secretário de Saúde, Daniel Brito, técnicos do órgão federal estiveram na cidade recentemente para avaliar o atendimento da unidade e apuraram que ela vem cumprindo todos os requisitos no que diz respeito à qualidade. O valor do repasse adicional ainda não foi divulgado.

- Nossa UPA está muito bem qualificada e quem atesta isso é o próprio Ministério da Saúde. A unidade só está dando certo em Resende porque o Município dispõe de uma rede de saúde muito bem estruturada em seu entorno, com uma rede básica que funciona ativamente e hospitais com estrutura para absorver os casos de emergência, já que a UPA é uma unidade intermediária entre as redes básica e hospitalar - explicou Daniel Brito, salientando que muitos municípios que dispõem de UPAs não possuem a mesma estrutura de Resende, e a prova disso é a avaliação positiva do Ministério da Saúde.

Projetada para oferecer atendimento de média e alta complexidade e desafogar o atendimento no Hospital de Emergência (HME), a UPA de Resende, na avaliação do secretário de Saúde, vem cumprindo seu papel e mantém o índice de 20% de redução nos atendimentos no hospital.

Nesses 12 meses de instalação da unidade na região da Grande Alegria, 43.906 pacientes já foram atendidos no período de 08 de outubro de 2011 - a unidade foi inaugurada na tarde do dia 7, mas os atendimentos foram iniciados no dia seguinte - a 30 de setembro de 2012. Segundo dados de relatórios da administração da unidade, deste total, 3.175 pacientes vieram de cidades vizinhas como Porto Real e Quatis. Só de Itatiaia foram atendidos 2.903 pacientes neste período.

Só nos três primeiros meses de funcionamento, a UPA acolheu 16.643 pacientes, que encontram na unidade diariamente, 24 horas por dia, três clínicos gerais e dois pediatras. Também diariamente, das 7 às 19 horas, um dentista atende a emergências nesta área. De Janeiro a setembro deste ano já foram registrados 27.263 atendimentos, dos quais 26.845 foram atendimentos de urgência.

A UPA conta com 23 leitos e oferece atendimento médico e odontológico de urgência, medicamentos, exames laboratoriais, raio X, eletrocardiograma e internações por 24 horas. A UPA conta atualmente com uma equipe de 30 clínicos, 15 pediatras, 15 enfermeiros e 20 técnicos de enfermagem, além de dentistas e assistentes sociais. A unidade tem ainda uma ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) à disposição por 24 horas.

A UPA foi construída em Resende pelos governos estadual e federal, e a Prefeitura cedeu o terreno e ficou responsável pela contratação dos profissionais. A implantação da unidade representou um investimento de R$ 2,6 milhões na saúde do Município. É uma UPA de Porte 3, com capacidade para atender de 200 mil a 300 mil habitantes.

Palavras chaves: SAÚDE