25/11/2010

Provinha Brasil é aplicada em Resende para alunos do ensino fundamental

Mais de dois mil alunos do segundo ano vão fazer o exame na cidade

Provinha Brasil é aplicada em Resende para alunos do ensino fundamental

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Educação aplicará a segunda etapa da Provinha Brasil 2010 para 2.013 alunos matriculados no segundo ano do ensino fundamental das escolas municipais. O exame será realizado nos próximos dias 29 e 30 de novembro (segunda e terça-feira). Do total de estudantes que farão a avaliação, 1071 são alunos de escolas localizados na área urbana e 70 de unidades situadas na Zona Rural. De acordo com o Ministério da Educação, o objetivo da Provinha Brasil é avaliar o aprendizado dos estudantes, proporcionado pela alfabetização realizada nas escolas públicas após um ano de escolaridade, garantindo com isso que todas as crianças saibam realmente ler e escrever até os oito anos de idade. A prova é elaborada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas), e acontece em duas etapas, uma no início e outra no término do ano letivo. Na primeira etapa, que foi aplicada no município em maio, o objetivo principal foi realizar um diagnóstico dos níveis de alfabetização visando apoiar o trabalho do professor durante o ano letivo, identificando o nível de dificuldades do aluno para orientar o planejamento da Secretaria Municipal de Educação nas práticas pedagógicas relacionadas a este nível do aprendizado escolar. Já nesta segunda etapa, que acontece segunda e terça-feira, o objetivo é possibilitar uma comparação dos resultados obtidos no primeiro momento da avaliação, identificando os avanços alcançados e as eventuais limitações que ainda persistirem. No dia 29, a Provinha Brasil será realizada nas escolas Clotilde de Souza Ferreira (Fazenda da Barra III), Esther Politi (Fazenda da Barra I), Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), Surubi, Abrahão Hermano (Cidade Alegria), Rompendo o Silêncio (Alvorada), Visconde de Mauá, Bairro Vicentino (Vila Vicentina), Maria Dulce Chaves (Novo Surubi), Sagrado Coração (Lavapés), Lídia Pires Magalhães (Itapuca), Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos), Dona Mariúcha (Santo Amaro), Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria), Noel de Carvalho (Nova Liberdade) e Bairro Cabral. Já no dia 30, haverá uma atividade de educação na Zona Rural. Entre 01º e 16 de dezembro, as avaliações vão ser corrigidas pelo professor. A entrega da cópia da ficha de correção e do relatório à Secretaria Municipal de Educação está prevista para o dia 17 de dezembro.
Palavras chaves: AVALIAÇÃO