Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
 

Superintendência Municipal de Tecnologia da informação

13/12/2021

PROVEDOR PRÓPRIO DE INTERNET DA PREFEITURA DE RESENDE CHEGA À UPA 24H  

Projeto desenvolvido pela equipe da Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação continua sendo expandido 

PROVEDOR PRÓPRIO DE INTERNET DA PREFEITURA DE RESENDE CHEGA À UPA 24H  

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura de Resende continua apostando no desenvolvimento de recursos tecnológicos para modernizar processos internos da gestão municipal, conectando cada vez mais espaços e serviços públicos. O mais recente ponto integrado no projeto “Resende Inteligente’” foi a Unidade de Pronto Atendimento, a UPA 24h. O processo de extensão foi possível graças à etapa de interligações de cabos de fibra óptica e agora leva estrutura de Wi-fi gratuito para mais um espaço público. 

A novidade que eleva o nível da cidade em termos de tecnologia, no conceito de “Cidade Inteligente”, acontece em etapas. Todo o processo passa pelo desenvolvimento de um provedor próprio de internet, uma conquista recente que também significa economia aos cofres públicos com contratos antes terceirizados. Para interligar os pontos, a gestão municipal investiu em fibra óptica, instalada nos últimos anos para ampliar o alcance do projeto “Resende Inteligente”. 

Com os canais de fibra óptica instalados, a Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação orienta sobre os equipamentos que devem ser adquiridos para a implantação da internet gratuita, o que inclui roteadores profissionais e os “access points”, que são dispositivos de rede que permitem levar o sinal de Internet até pontos com cobertura limitada de sinal. 

Com a inclusão da UPA 24h, o município agora conta com cinco importantes e movimentados espaços públicos contendo o sinal de Wi-fi gratuito. São eles, além da UPA: o Hospital de Emergência Henrique Sérgio Gregori, o Parque Tobogã, o pátio administrativo da Prefeitura de Resende e o Parque das Águas. 

- O município de Resende vem passando por um processo de inserção da tecnologia no cotidiano da população e dos serviços públicos. Foram muitos avanços conquistados desde 2017 pelas mãos de servidores da casa, partindo de um princípio de reformulação, no qual muitos contratos foram revistos e o dinheiro público foi investido com assertividade. O projeto “Resende Inteligente” avança e segue ganhando capítulos rumo a uma nova realidade, com a tecnologia facilitando a vida das pessoas – comentou o superintendente de Tecnologia da Informação e professor da rede municipal de Educação, Márcio de Souza Silvestre.  

Resende, ‘Cidade Inteligente’   

Desde 2017, a Prefeitura de Resende segue em busca de consolidar o município no conceito de ‘Cidade Inteligente’, que faz bom uso da tecnologia em seu processo de planejamento com a participação dos cidadãos. O processo de transformação e modernização começou com uma mudança de postura da gestão municipal.  

A equipe responsável pela Tecnologia da Informação é formada por servidores de carreira e o superintendente é professor da rede municipal. Esse grupo passou a assumir o controle de alguns serviços e a criar novas frentes, que atribuem mais autonomia à Prefeitura, fazendo com que a gestão pública dependa menos de outras empresas.  

A mudança obtida através de revisão de contratos gerou economia aos cofres públicos, valorizou os servidores e rendeu diversos frutos. Entre os projetos iniciados desse período podem ser citados: a implementação de resultados de exames médicos online, assim como o histórico de exames; as plataformas de ensino “EDUCAR” e “AVA-SME”, que promovem a capacitação dos servidores, além do portal e-OUV e do portal do servidor. 

Palavras chaves: Internet Resende Inteligente
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2022. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados