05/12/2011

Pronto Atendimento registra 36 consultas no primeiro dia de funcionamento

Unidade médica atenderá também moradores da Fazenda da Barra, de São Caetano e da Pedra Selada

Pronto Atendimento registra 36 consultas no primeiro dia de funcionamento

Crédito: Jorge Trindade - ACOM PMR

Inaugurado neste fim de semana pelo prefeito José Rechuan (PP) e o secretário municipal de Saúde, Daniel Brito, o pronto atendimento do Paraíso (foto) registrou 35 consultas no domingo, dia 04. O balanço preliminar da Secretaria Municipal de Saúde foi divulgado hoje, segunda-feira, 05. A expectativa é de que, a médio prazo, o número diário de atendimentos no pronto atendimento chegue a pelo menos 80.

Com a inauguração do novo serviço médico no Paraíso, que funciona 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados, e a entrada em funcionamento na Grande Alegria da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), cuja entrega à população ocorreu no começo de outubro, a Prefeitura espera desafogar o Hospital Municipal de Emergência.

A equipe de profissionais do pronto atendimento do Paraíso é formado por médico, enfermeiros e técnico de enfermagem, recepcionista, motorista da ambulância, maqueiro, servidores da área administrativa e auxiliares de serviços gerais.

Além dos moradores do Paraíso, Bairro Cabral, Castelo Branco, Morro do Cruzeiro e Alambari, todos localizados na região do Paraíso, a unidade está preparada também para atender as famílias residentes em São Caetano; na Fazenda da Barra I, II e III; e na comunidade rural da Pedra Selada. O serviço oferece consultas médicas, exames de raio-x, distribuição de medicamentos e tem uma ambulância de prontidão em tempo integral. Os casos mais complexos são transferidos para a UPA ou o Hospital de Emergência.

- Estamos inaugurando um serviço reivindicado há muitos anos pela comunidade da região do Paraíso. O pronto atendimento foi construído dentro do novo padrão de obras seguido pela nossa administração para oferecer uma assistência médica eficiente e humanizada à população - disse Rechuan.

O pronto atendimento do Paraíso levou o nome do ex-vereador Joel Pacheco, que exerceu seu mandato na Câmara Municipal durante a legislatura 1983-1988. Na época, os mandatos de prefeitos e vereadores eram de seis anos. Por muitos anos, Joel Pacheco foi proprietário de uma farmácia no bairro e a grande maioria das proposições de sua autoria no Poder Legislativo foi destinada à região do Paraíso.

A indicação propondo a denominação do pronto atendimento com o nome do ex-vereador foi apresentada este ano na Câmara pelo vereador Carlos Santa Rita (PSDB). Para Rechuan, a homenagem ao ex-parlamentar "é o reconhecimento ao trabalho de um homem público que prestou relevantes serviços aos moradores".

Além do prefeito e do secretário Daniel Brito, participaram também da inauguração do pronto atendimento do Paraíso, no sábado à tarde, a primeira dama do Município, Ana Paula Rechuan; os secretários municipais Rubens Almada (Obras), Renato Viegas (Fazenda), Alfredo de Oliveira (Planejamento), Soraia Balieiro (Educação) e Marcial Correa (Serviços Públicos); os vereadores Carlos Santa Rita (PSDB) e Luiz Fernando Pedra (PDT); a diretora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Paula Bueno; a professora Valéria Pacheco, filha do ex-vereador Joel Pacheco; o diretor geral do Hospital de Emergência, João Marcos Mattos; o presidente da AMAR (Agência de Meio Ambiente do Município de Resende), Paulo José Fontanezzi; a presidente da Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende), Maria Virgínia Soares da Rocha; os superintendentes da Prefeitura Roque Cerqueira (Transporte e Trânsito) e Wagner Camilo (Eventos e Integração); a presidente da Associação de Moradores do Paraíso, Elisabete de Oliveira Cardoso; o administrador do bairro, Nelson Siqueira e pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima (Paraíso), padre Rômulo Saloto.

Palavras chaves: Saúde