° Minº Max

28/04/2015

Projovem Urbano forma 42 alunos com ensino fundamental e qualificação profissional

Programa acelera aprendizado e encaminha jovens para mercado de trabalho

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan entregou na noite de ontem, dia 27, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), certificados para alunos que participaram do Projovem Urbano (Programa Nacional de Inclusão de Jovens). A formação é uma oportunidade para que os jovens concluam o ensino fundamental junto com a qualificação profissional inicial em administração.

- A iniciativa acelera o aprendizado das pessoas que ficaram um tempo fora da sala de aula, permitindo que conquistem mais rápido uma qualificação profissional para o mercado de trabalho. Do ponto de vista social é um ganho muito grande - disse Rechuan.

Também participaram da cerimônia o secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues, coordenadores e profissionais da área, entre outros convidados. Foram certificados 42 alunos que fazem parte da segunda turma do programa no município. Em 2013, na primeira formatura, 50 participantes concluíram a formação.

Esse programa é desenvolvido através de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal. Ele é voltado para jovens com idade entre 18 e 29 anos. Na qualificação profissional inicial em administração os alunos aprendem as funções de arquivador, almoxarife, auxiliar administrativo e contínuo, entre outras técnicas.

As aulas aconteceram nas Escolas Municipais Bairro Cabral e Lídia Pires Magalhães, no bairro Itapuca. Para permitir a participação das pessoas que trabalham fora, elas aconteceram no período noturno, a partir das 18h30. O curso teve duração de 18 meses.

Além do ensino fundamental e da qualificação profissional, os participantes contaram ainda com aulas de informática, material didático gratuito fornecido pelo Ministério da Educação, vale-transporte, uma bolsa-auxílio no valor de R$ 100 e sala de acolhimento para os filhos de alunas com até oito anos.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO