Comunicação Social e Eventos

13/08/2014

Projovem Trabalhador Juventude Cidadã forma 721 jovens da região

Jovens foram formados nas áreas de Construção, Metalmecânica, Administração, entre outros

Projovem Trabalhador Juventude Cidadã forma 721 jovens da região

Crédito: Divulgação - SMTR/PMR

Nesta quarta-feira, dia 13 de agosto, 721 estudantes de 18 a 29 anos de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis, dentre outras cidades, participam da formatura do Programa Projovem Trabalhador Juventude Cidadã, realizado pela Prefeitura de Resende, por intermédio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda e do Centro Comunitário Social Nova Jerusalém. O evento que marca o encerramento das atividades do programa será às 18 horas, na Associação Recreativa Beira Rio (ARBR), situada na Avenida Juscelino Kubitschek, s/nº, no bairro Morada da Felicidade.

Ao longo de seis meses de atividade os jovens ganharam qualificação gratuita nos cursos de Construção e Reparos (bombeiro hidráulico, eletricista predial, pintor residencial, reparador e instalador de sistemas eletrônicos de segurança), Metalmecânica (eletricista de automóvel, operador de empilhadeira, noções de serralheria, funilaria Industrial, solda Mig-Mag e solda Tig), Administração (estoque, logística, marketing e vendas, incluindo visitas a empresas) e Turismo e Hospitalidade (auxiliar de recepção, barman, camareira, cumin e organização de eventos, incluindo visitas técnicas a hotéis e organização de eventos).

Os alunos com frequência mínima de 75% receberam bolsa-auxílio mensal de R$ 100 e vale-transporte, além de lanche durante o intervalo das aulas, seguro de vida, material didático e uniforme do programa.

As aulas foram ministradas por professores do programa em instituições parceiras como o Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria), Escola Municipal Noel de Carvalho (Nova Liberdade), Colégio Estadual Aníbal Benévolo (Monte Castelo) e Escola Estadual Antonina Ramos Freire (Alegria), tendo como extensão as aulas práticas de solda no Centro Educacional Profissionalizante (Campos Elíseos) e de operador de empilhadeira, no Parque de Exposições Francisco Fortes Filho (Morada da Colina). Foram 350 horas de aulas/atividades de preparação para o mercado de trabalho: 100 horas para a formação social e outras 250 horas para atividades específicas nos cursos escolhidos pelos participantes.

Para o secretário municipal de Trabalho e Renda, Kiko Besouchet, o curso possibilitou a qualificação gratuita de centenas de jovens que terão oportunidade de ingressar no mercado de trabalho em funções que registram grande demanda de vagas.

- O prefeito José Rechuan estipula que as vagas de emprego geradas em Resende devem ser ocupadas pela mão de obra local. Com o Projovem Trabalhador Juventude Cidadã garantimos isso a 721 jovens. Todos os cursos foram criados para suprir a carência de profissionais destes segmentos no mercado regional. Lembrando também que o programa de Resende foi bem avaliado pelo Ministério do Trabalho - frisa Besouchet.

Palavras chaves: QUALIFICAÇÃO