Comunicação Social e Eventos
13/08/2014
Projovem Trabalhador Juventude Cidadã forma 721 jovens da região
Jovens foram formados nas áreas de Construção, Metalmecânica, Administração, entre outros
Crédito: Divulgação - SMTR/PMR
Nesta quarta-feira, dia 13 de agosto, 721 estudantes de 18 a 29 anos de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis, dentre outras cidades, participam da formatura do Programa Projovem Trabalhador Juventude Cidadã, realizado pela Prefeitura de Resende, por intermédio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda e do Centro Comunitário Social Nova Jerusalém. O evento que marca o encerramento das atividades do programa será às 18 horas, na Associação Recreativa Beira Rio (ARBR), situada na Avenida Juscelino Kubitschek, s/nº, no bairro Morada da Felicidade.
Ao longo de seis meses de atividade os jovens ganharam qualificação gratuita nos cursos de Construção e Reparos (bombeiro hidráulico, eletricista predial, pintor residencial, reparador e instalador de sistemas eletrônicos de segurança), Metalmecânica (eletricista de automóvel, operador de empilhadeira, noções de serralheria, funilaria Industrial, solda Mig-Mag e solda Tig), Administração (estoque, logística, marketing e vendas, incluindo visitas a empresas) e Turismo e Hospitalidade (auxiliar de recepção, barman, camareira, cumin e organização de eventos, incluindo visitas técnicas a hotéis e organização de eventos).
Os alunos com frequência mínima de 75% receberam bolsa-auxílio mensal de R$ 100 e vale-transporte, além de lanche durante o intervalo das aulas, seguro de vida, material didático e uniforme do programa.
As aulas foram ministradas por professores do programa em instituições parceiras como o Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria), Escola Municipal Noel de Carvalho (Nova Liberdade), Colégio Estadual Aníbal Benévolo (Monte Castelo) e Escola Estadual Antonina Ramos Freire (Alegria), tendo como extensão as aulas práticas de solda no Centro Educacional Profissionalizante (Campos Elíseos) e de operador de empilhadeira, no Parque de Exposições Francisco Fortes Filho (Morada da Colina). Foram 350 horas de aulas/atividades de preparação para o mercado de trabalho: 100 horas para a formação social e outras 250 horas para atividades específicas nos cursos escolhidos pelos participantes.
Para o secretário municipal de Trabalho e Renda, Kiko Besouchet, o curso possibilitou a qualificação gratuita de centenas de jovens que terão oportunidade de ingressar no mercado de trabalho em funções que registram grande demanda de vagas.
- O prefeito José Rechuan estipula que as vagas de emprego geradas em Resende devem ser ocupadas pela mão de obra local. Com o Projovem Trabalhador Juventude Cidadã garantimos isso a 721 jovens. Todos os cursos foram criados para suprir a carência de profissionais destes segmentos no mercado regional. Lembrando também que o programa de Resende foi bem avaliado pelo Ministério do Trabalho - frisa Besouchet.
Palavras chaves: QUALIFICAÇÃO