16/12/2014
    Projetos de Educação Ambiental de Resende são destaque em Fórum Nacional
    Agência do Meio Ambiente representa Resende no VIII Fórum Nacional de Educação Ambiental
    
    
        
                Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR
             
       A Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR) participou do VIII Fórum Nacional de Educação Ambiental realizado na Universidade Federal do Pará, em Belém, entre os dias 3 e 6 de dezembro. O órgão foi selecionado para representar o município a partir de dois projetos: o Programa Municipal de Mobilização, Comunicação e Educação Ambiental - uma proposta de Gestão Ambiental Pública de Resende e o Projeto Interativo em Gestão e Educação Ambiental em ambiente acadêmico na cidade.
    Na oitava edição, o Fórum, promovido pela Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA), enfatizou o fortalecimento das redes de educadores que atuam em múltiplos ambientes como universidades, empresas, poder público e organizações não governamentais na construção de sociedades sustentáveis e no enfrentamento das questões socioambientais locais e globais.
      - A Agência do Meio Ambiente de Resende tem se empenhado em proporcionar aos seus técnicos, oportunidades de capacitação como cursos, treinamentos e experiências como o Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. Quando o técnico retorna com esse conhecimento, quem sai ganhando é o município - disse Wilson Moura, presidente da AMAR.
      Segundo a Coordenadora de Educação Ambiental da AMAR, Rosângela Vieira, o VIII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental representou uma oportunidade da Prefeitura Municipal de Resende divulgar, de forma efetiva, os projetos desenvolvidos no município, além de contribuir para o cenário brasileiro de construção de Políticas Públicas de Educação Ambiental.
      Pela primeira vez na região amazônica, o evento contou com a participação de 3.000 pessoas, entre pesquisadores, educadores, estudantes, profissionais, gestores públicos e privados, ambientalistas e demais interessados na discussão da Educação Ambiental no Brasil e nos países da Panamazônia.
     Ao final do Encontro, foi elaborado um documento chamado "Carta de Belém para a Educação Ambiental Brasileira", resultado das vivências e discussões dos trabalhos apresentados pelos Educadores Ambientais. A Carta será encaminhada para os Ministérios da Educação, da Cultura e do Meio Ambiente e também aos Governadores dos Estados Brasileiros.
 
    	
	 	
    
        
                    Palavras chaves: MEIO AMBIENTE