27/07/2009

Projeto Votorantim para Educação é apresentado à Prefeitura

Programa prevê ações destinadas aos estudantes da rede municipal

Projeto Votorantim para Educação é apresentado à Prefeitura

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A equipe do Instituto Votorantim e representantes das Unidades de Barra Mansa e Resende da empresa estiveram semana passada no Centro Administrativo da Beira-rio, onde apresentaram ao prefeito José Rechuan (DEM) o projeto Parceria Votorantim pela Educação. Durante o encontro, que contou também com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Fraternidade (Educação), professor João Duarte (primeiro à esquerda, na foto), o prefeito foi informado de que  o município de Resende está entre os 88 municípios do Brasil escolhidos para a implementação deste projeto, cujo objetivo é mobilizar a comunidade sobre o valor da Educação visando à melhoria da qualidade do ensino.

A parceria que envolverá pais, alunos e profissionais da rede municipal de ensino começa já no segundo semestre. Segundo o secretário João Duarte, ainda no mês de agosto, haverá uma reunião com os diretores das escolas para a realização do plano de mobilização. Neste encontro será apresentado o projeto Parceria Votorantim pela Educação e a primeira ação efetiva. Trata-se de uma cartilha, que será distribuída pela empresa às famílias dos alunos, intitulada: “Acompanhem a Vida Escolar dos seus filhos”. O material tem como finalidade incentivar os pais para que acompanhem mais de perto as atividades dos alunos nas escolas.

Outra ação do projeto, que deverá acontecer também no segundo semestre, se refere a um concurso de redação denominado “Tempos de Escola”. Através de entrevistas com pais, professores ou uma pessoa conhecida na comunidade, os alunos farão uma redação com o objetivo de resgatar a memória de cada escola. O concurso premiará as duas melhores redações da rede. Os vencedores ganharão uma máquina fotográfica digital, enquanto que, os dois professores dos alunos vencedores receberão um kit do canal de televisão Futura. A parceria da Prefeitura com o Instituto Votorantim também inclui a divulgação de matérias no blog Educação, que já está no ar, no endereço www.blogeducaçao.org.br.

Durante a apresentação do projeto no Centro Administrativo, o prefeito José Rechuan citou o Segundo Turno e a campanha Viva Sem Drogas como exemplos de ações que também têm contribuído para a melhoria da qualidade do ensino. O Segundo Turno é um programa da Prefeitura que oferece atividades esportivas, culturais e recreativas para estudantes da rede pública em diversos bairros da cidade. Na opinião do secretário João Duarte, “a educação pública precisa mesmo de parceiros”.

- Estamos abertos a sugestões e recursos que melhorem cada vez mais a educação e, com certeza, o trabalho do Instituto Votorantim será de grande contribuição para o município - afirmou.

O projeto Parceria Votorantim pela Educação tem a chancela do MEC (Ministério da Educação) Movimento Todos pela Educação, GIFE (Grupo de Institutos Fundações e Empresas) e Canal Futura.

Palavras chaves: ENSINO PÚBLICO