Chefia de Gabinete

11/09/2015

Projeto Via Lilás inaugura Totem no Hospital de Emergência

Equipamento é uma ferramenta no combate à violência contra mulher

Projeto Via Lilás inaugura Totem no Hospital de Emergência

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Resende passou a contar nesta sexta-feira, dia 11 de setembro, com mais uma ferramenta para o enfrentamento à violência doméstica contra a mulher: o Projeto Via Lilás, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, que instalou um totem interativo na entrada do Hospital Municipal de Emergência, inaugurado pelo prefeito José Rechuan e pela superintendente de Enfrentamento à Violência da Secretaria de Estado, Adriana Valle Motta. O projeto chegou ao município, único do interior a recebê-lo, a pedido da deputada estadual Ana Paula Rechuan.

O prefeito José Rechuan destacou a importância do trabalho realizado em Resende por uma rede formada pelas Secretarias de Saúde, de Relações Comunitárias e Cidadania e de Assistência Social e Direitos Humanos, além do NIAM e da Coordenadoria da Mulher.

- O totem veio para Resende porque o Governo do Estado entendeu que a cidade tinha números que justificavam sua instalação e que Resende possui toda uma estrutura de atendimento à mulher vítima de violência - destacou o prefeito.

Segundo a deputada Ana Paula Rechuan, os números da violência contra a mulher em Resende foram fundamentais para a vinda do projeto para o município.

- Eu já havia pedido ao Governo do Estado que este projeto, que foi instalado nas estações de trem do Rio de Janeiro, fosse implantado aqui em Resende. Mas foi somente a partir da Audiência Pública realizada em junho, com o tema da Violência contra a Mulher, que conseguimos sensibilizar o Estado. A Adriana estava na audiência e, ao ver os números da violência que foram apresentados, ela percebeu que Resende precisava ser contemplada pelo projeto - explicou a deputada.

Adriana Valle Motta destacou que a Superintendência pretende capacitar a equipe do NIAM (Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher) e os profissionais do Hospital de Emergência tanto para orientação das mulheres para utilização do totem como para o atendimento da mulher vítima de violência.

- A equipe precisa conhecer o que a cidade oferece de serviços para essa mulher e, como o hospital é porta de entrada da maioria dos casos de violência, que procuram por atendimento, os profissionais precisam saber orientá-las e explicar que em Resende há uma rede de serviços voltada para atendê-las - explicou.

Além do totem, a Superintendência retorna à cidade nos próximos dias 28 e 29 de setembro com o Ônibus Lilás, que ficará instalado no Parque de Exposições durante a 48ª Exapicor. Ele oferece atendimentos psicológicos e jurídicos às mulheres, entre outros serviços, além de também possuir um totem interativo para o cadastro das mulheres que desejarem receber informações sobre seus direitos e outros serviços.

Os totens, com tecnologia touch screen e sistema de navegação intuitivo, contém informações sobre programas de atendimento e serviço de estruturas governamentais voltadas às vítimas de violência, assim como dados sobre rede de saúde, leis de garantia dos direitos da mulher e benefícios sociais. Ele já possui informações referentes ao município de Resende, mas será atualizado à medida que o NIAM e a Coordenadoria da Mulher disponibilizá-las.

O mais importante é que as usuárias podem utilizá-lo de forma anônima, bastando informar a cidade onde moram e a idade e podem ainda optar por receber sempre novas informações via SMS em seu celular.

A inauguração do Totem fez parte da programação da IV Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, realizada nesta sexta-feira, 11, na Casa da Amizade.

Palavras chaves: DIREITO DA MULHER