28/01/2010

Projeto Urbano Humano prevê anfiteatro em Campos Elíseos

Recursos destinados à obra já foram aprovados

Projeto Urbano Humano prevê anfiteatro em Campos Elíseos

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Após as primeiras modificações no trânsito de Resende, implantadas a partir do dia 20 de novembro do ano passado, o secretário municipal de Urbanismo e Arquitetura, Ton Kneip (foto), destacou que a reformulação viária foi apenas o primeiro passo da implantação de um projeto maior: o Projeto Urbano Humano, elaborado pela Prefeitura visando oferecer condições para uma melhor qualidade de vida à população. Segundo Ton, a função da nova secretaria da qual é titular – que foi criada na reforma administrativa implantada este ano no governo municipal - é tornar Resende uma cidade mais contemporânea, já que por muito tempo nenhuma grande mudança foi feita. Até o ano passado, Tom era secretário municipal de Gestão Estratégica e Planejamento, através da qual elaborou e iniciou a implantação do Projeto Urbano Humano, cuja coordenação continua sob sua responsabilidade, agora na Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura. - Queremos inserir Resende no século 21, como uma cidade preocupada com a estrutura humana, com mais áreas de lazer, uma malha viária mais moderna e mais eficiente, possibilitando dessa maneira melhorar a cidade e a autoestima dos moradores de Resende – avaliou o secretário. Dentro do projeto, várias ações serão realizadas com mudanças no transporte coletivo, pontes e praças da cidade. A maioria das ações será desenvolvida de forma a fazer com que a população tenha um contato maior com a natureza e com o Rio Paraíba do Sul, uma das principais riquezas naturais do Município. - Vamos valorizar as margens do rio, inicialmente no Centro e depois partindo para outros pontos da cidade – disse o secretário. Uma destas ações será a implantação de uma ciclovia cujos recursos, estimados em R$ 300 mil, já estão empenhados no Ministério das Cidades. O convênio para a realização desta obra foi assinado ontem pelo prefeito José Rechuan (DEM), durante uma cerimônia na Caixa Econômica Federal, juntamente com outro convênio, no mesmo valor, destinado à construção do Centro Cultural Público, o Anfiteatro. A verba do anfiteatro será proveniente do Ministério do Turismo. O anfiteatro ficará no novo calçadão, com 500 metros de extensão, que será construído às margens do Paraíba, na Avenida Nova Resende, entre a Rua Saulo Rachid e a ponte Miguel Couto Filho (ponte do Resende Shopping). A obra em si do Centro Cultural se localizará no trecho entre esta ponte e o Centro Empresarial de Campos Elíseos. A Avenida Nova Resende também passará por obras de alargamento da via, passando de seis para sete metros e meio de largura, ganhando com isso várias vagas para estacionamento de veículos. - Para a Avenida Albino de Almeida, onde fica localizado o Calçadão de Campos Elíseos, temos um projeto em fase de levantamento de custos, que prevê um novo sistema de modernização, a implantação de quiosques padronizados, a instalação de redes elétrica e de telefonia subterrânea. Esta é uma meta que queremos alcançar e para isso estamos trabalhando muito – salientou Ton.
Palavras chaves: NOVO CALÇADÃO