16/07/2010
Projeto Urbano Humano: novos sinais de trânsito começam a ser instalados
Equipamentos vão funcionar na Avenida Gustavo Jardim e na Praça da Concórdia
Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR
Dentro das ações previstas pelo Projeto Urbano Humano, cuja realização é da Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura, a Prefeitura iniciou na noite desta quinta-feira, dia 15, os serviços para a instalação de seis sinais de trânsito na Avenida Gustavo Jardim e na Praça da Concórdia, próximo ao trecho de acesso à Ponte Tácito Viana Rodrigues. Além de oferecer mais segurança para motoristas e pedestres, a medida (foto) faz parte do trabalho visando garantir o acesso direto dos motoristas provenientes da região do Surubi para as regiões do Jardim Jalisco e do Manejo.
Atualmente, para chegar aos bairros destas duas regiões da área urbana, os motoristas vindos dos bairros Surubi, Lavapés, Vila Vicentina e Vila Verde, entre outras comunidades, precisam contornar por Campos Elíseos, trafegando em seguida pela Ponte Miguel Couto, próximo ao Resende Shopping. O início da instalação dos novos sinais no Centro da cidade foi acompanhado pessoalmente pelo secretário municipal de Urbanismo e Arquitetura, Tom Kneip, e o superintendente de Transporte e Trânsito da Prefeitura, Roque Cerqueira.
Segundo Roque, o local vai receber seis novos sinais, sendo quatro destinados aos veículos e dois instalados especificamente para os pedestres. Até a manhã desta sexta-feira, 16, tinham sido colocados dois dos postes necessários à instalação dos novos sinais luminosos. Um destes equipamentos ficará próximo à esquina da Avenida Gustavo Jardim com a Rua Luiz Barreto, via de acesso à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
A previsão da Superintendência de Transporte e Trânsito é de que todo o trabalho esteja concluído até o final do mês. Paralelo à instalação dos novos sinais, a Prefeitura realizará ainda serviços de pintura de faixas de sinalização, ampliando dessa maneira as medidas de prevenção contra a ocorrência de acidentes.
- Os novos equipamentos de sinalização neste trecho do Centro da cidade atenderão, inclusive, os cidadãos portadores de deficiência visual ou auditiva. Pelo nosso planejamento, vamos concluir todo o serviço na Avenida Gustavo Jardim e no acesso à Ponte Tácito Viana Rodrigues até o dia 18, ou seja, em menos de duas semanas – disse Roque, lembrando que os trechos beneficiados pela realização dos trabalhos estão entre os mais movimentados do sistema viário da cidade, “daí a importância dos serviços realizados pela Prefeitura naquela região”.
Palavras chaves: SISTEMA VIÁRIO