17/12/2015
Projeto Unidade Nota Mil premia unidade e servidor com melhor desempenho
Unidade de Saúde da Cidade Alegria e gerente do posto do Jardim Primavera foram as vencedoras
Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR
A Secretaria de Saúde entrega nesta sexta-feira, dia 18 de dezembro, o prêmio Unidade Nota Mil, destacando a unidade de saúde e o servidor com o melhor desempenho no ano de 2014, com base nas manifestações dos usuários registradas na Ouvidoria da Saúde.
As vencedoras foram a Unidade Básica de Saúde Cidade Alegria e a enfermeira Aline Fonseca de Oliveira, gerente da Unidade de Saúde Jardim Primavera. A entrega dos títulos será às 9h, na unidade da Cidade Alegria.
- É uma ideia inovadora, que apresenta os resultados da Ouvidoria, e incentiva a busca na excelência do atendimento. Com isso, o cidadão pode perceber também que a Ouvidoria é uma ferramenta de gestão dentro da Secretaria de Saúde – ressaltou o secretário de Saúde, Daniel Brito.
Segundo a Ouvidora da Saúde, Verônica Martins, o projeto busca o aperfeiçoamento e aprimoramento dos serviços prestados pela rede pública de saúde, além de incentivar a participação da população.
- A iniciativa tem como objetivo aumentar o número de unidades que buscam a excelência no atendimento e divulgar a Ouvidoria, que é um canal de manifestação dos usuários. É importante destacar que o elogio também é fundamental para a gestão, porque sinaliza o que está dando certo e deve permanecer, enquanto que o que não está funcionando precisa mudar – explica.
Com base no relatório diagnóstico das Ouvidoria, foram utilizados três critérios para a seleção do projeto Unidade Nota Mil: a qualidade no atendimento, observada nos elogios recebidos; a participação popular da Ouvidoria, considerando todos os tipos de demanda; e a Resolubilidade, ou seja, a capacidade de solução das reclamações, denúncias e solicitações encaminhadas. Já para a menção honrosa do profissional foi levando em consideração o maior número de elogios.
Em 2014, a Ouvidoria da Saúde registrou 1.940 demandas, a maioria pessoalmente, sendo 44% de reclamações, 29% de elogios, 19% de solicitações, 2% de denúncias, entre outros.