Indústria e Comércio

21/03/2012

Projeto Turismo nas Escolas atenderá alunos da Fazenda da Barra, do Santo Amaro e da Vila Vicentina

Dezessete passeios serão realizados até dezembro

Crédito: Divulgação - PMR

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Comércio, retomou nesta semana as atividades do Projeto Turismo nas Escolas, que durante o ano de 2012 vai atender aos estudantes da Escola Municipal Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III), e do Quilombo Promotor da Paz, projeto de inclusão social no qual são atendidos alunos das escolas municipais Júlio Verne (Vila Vicentina) e Dona Mariúcha (Santo Amaro).

De acordo com a diretora de Turismo da secretaria, Dione Lyrio, as atividades são desenvolvidas em parceria com o GEAN (Grupo Excursionista Agulhas Negras) e voluntários do Turismo nas Escolas. A iniciativa tem como objetivo promover excursões que proporcionem aos estudantes a oportunidade de ampliar seus conhecimentos através da contemplação da natureza da região das Agulhas Negras e dos espaços culturais de Resende.

O primeiro passeio do ano ocorreu nesta terça-feira, dia 20, e contou com a participação de aproximadamente 20 alunos da Escola Professor Carlinhos. Eles conheceram de perto as belezas da Serrinha do Alambari (foto). Já os integrantes do Quilombo da Paz irão para o mesmo destino, divididos em dois grupos. Um deles vai conhecer a localidade no dia 30 de março e o outro no dia 13 de abril.

Até o final de agosto, serão realizados 17 passeios com estudantes das duas instituições nas seguintes localidades: Cachoeira da Fumaça, Pedra do altar, Prateleiras, Pedra Selada, AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), Centro Histórico e Morro do Couto, além da Serrinha do Alambari.

- Durante o passeio, os excursionistas recebem explicações sobre a fauna, flora, pássaros, plantas e histórias das localidades visitadas. É uma aula prática de turismo, onde os estudantes, além de aprender, conhecem lugares que mesmo sendo moradores de Resende não conheciam - explica Dione, salientando que em 2011, o projeto atendeu, no período de março a novembro, cerca de 200 alunos da rede municipal matriculados em turmas do terceiro ao nono ano do Ensino Fundamental.

A Escola Municipal Professor Carlinhos atende a 550 alunos, entre oito e 18 anos, divididos em três turnos. Já o projeto Quilombo, que é administrado pela Associação Boi-Bumbá, na Vila Vicentina, atende 70 crianças, na faixa etária de 6 a 14 anos, em vários projetos culturais, esportivos e de educação, como jiu-jitsu, informática, educação física, reforço escolar, contação de história e dança. O Projeto Turismo nas Escolas foi lançado em 2010 para ensinar aos estudantes sobre a biodiversidade, história e geografia de pontos importantes para o turismo do Município.

Palavras chaves: NA SERRINHA DO ALAMBARI