° Minº Max

18/02/2010

Projeto Turismo na Escola terá sete turmas em 2010

Iniciativa vai beneficiar estudantes do ensino fundamental

Projeto Turismo na Escola terá sete turmas em 2010

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

Incluir Resende entre os destinos indutores do turismo dentro do território nacional é apenas uma das metas da Secretaria Municipal de Turismo e Comércio, que foi criada após a reforma administrativa implantada pelo prefeito José Rechuan (DEM) no começo deste ano. Outro projeto da pasta para 2010 é a implantação do Projeto Turismo nas Escolas, dentro do Projeto Caminhos do FUTURES (Fundo Municipal de Turismo). O Turismo na Escola contemplará alunos do 6º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino, com sete turmas de 40 alunos. Na fotografia, a localidade da Capelinha, um dos atrativos da Zona Rural de Resende. - Resende tem um grande potencial turístico voltado para nossas diversidades ambientais e históricas, ainda muito pouco conhecido pelos seus munícipes, turistas brasileiros e estrangeiros. Entendemos que a educação para o turismo é uma prática que pode beneficiar tanto em termos econômicos, como de preservação e valorização da sua cultura e meio ambiente, do seu patrimônio material e imaterial, despertando o envolvimento e o engajamento da comunidade e dos alunos – avaliou o secretário de Turismo e Comércio, Reynaldo Raeli. Já a diretora de Turismo da Prefeitura Andréia Kuhnen explicou que a proposta do departamento é criar também uma cultura do turismo na região e resgatar a história e a cultura regional. Ainda segundo ela, os conteúdos aplicados deverão abranger, além de aspectos de preservação e respeito ao meio ambiente e dos pontos de atração turística, os aspectos culturais, históricos, geográficos, paisagísticos e climáticos. - Assim, pretendemos com as noções básicas para o turismo a formação de cidadania, inspirar, no futuro cidadão, o sentimento de preservação do seu habitat e a necessidade de promover a indústria do turismo local – ressaltou Andréia. REFERÊNCIA NACIONAL – A classificação de Resende como Destino Indutor do Turismo Brasileiro – que depende de um estudo do Ministério do Turismo previsto para os próximos dias na cidade – terá como um dos resultados positivos a liberação de mais recursos federais destinados à realização de obras de infra-estrutura, além de incrementar o turismo como atividade econômica. Atualmente, o Brasil tem 65 cidades consideradas destinos turísticos. Resende disputará esta classificação com outros oito municípios fluminenses. Entre outros itens, o estudo do Ministério do Turismo avaliará a estrutura de serviços existentes em Resende nos setores de Assistência Social, Saúde, Infra-Estrutura, Educação e Segurança Pública.
Palavras chaves: APRENDIZADO