Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR)

26/11/2019

PROJETO 'PLANTAR FLORESTAS PARA COLHER ÁGUA' FORMA CERCA DE 70 JOVENS

Projeto é uma parceria entre a Agência do Meio Ambiente de Resende e o Conselho da Infância e Juventude de Resende; cerimônia de formatura será no próximo dia 28

PROJETO 'PLANTAR FLORESTAS PARA COLHER ÁGUA' FORMA CERCA DE 70 JOVENS

Crédito: Arquivo PMR

A Prefeitura de Resende, através de uma parceria entre Agência do Meio Ambiente de Resende, a Amar, e o Conselho da Infância e Juventude de Resende, Confiar, promove a cerimônia de formatura das turmas da Oficina de Educação Ambiental e Oficina de Florestas, no dia 28 de novembro, às 9h, no Horto Municipal.

As oficinas fazem parte do projeto 'Plantar Florestas para colher água', que foi criado por meio de um convênio entre a Prefeitura e a Agevap, em 2017, onde os estudantes do Confiar realizaram a formação em Educação SocioAmbiental, com a oficina de Educação Ambiental.

As aulas aconteceram entre os meses de março e novembro deste ano e cerca de 70 jovens, entre 14 e 17 anos participaram de diversas atividades, como aulas expositivas, visitas a campo, dinâmicas em grupo, jogos cooperativos e plantios na Avenida Coronel Professor Antônio Esteves. Além dos estudantes do Confiar, também participaram do projeto os jovens da Sociedade Pestalozzi e do projeto Gente Eficiente.

As atividades foram realizadas no Horto Municipal, nos períodos da manhã e da tarde. As aulas foram ministradas por uma equipe multidisciplinar da Amar e professores convidados.

O presidente da Amar, Wilson Moura, destacou objetivo do projeto 'Plantar Florestas para colher água' para os jovens.

- O projeto buscou preparar os jovens alunos no manejo e replantio de mudas em áreas degradadas em Resende e também mostrar a importância da sustentabilidade para eles. - disse o presidente.

Ainda segundo a presidência da Amar, o projeto visou promover a formação cidadã, com a construção da sociedade sustentável, permitindo o desenvolvimento sócio afetivo e ambiental dos participantes do Confiar. Além disso, o "Plantar Florestas para Colher Água" forneceu mudas específicas da Mata Atlântica para recuperar e revitalizar áreas danificadas de Resende.

Palavras chaves: Plantar Florestas; AMAR;