14/02/2011
Projeto Musicando atenderá dois mil estudantes em 2011
Instrumentos para a formação de uma orquestra entre alunos já foram comprados
Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR
A secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, anunciou, no começo da tarde desta segunda-feira, mais duas melhorias na rede municipal de ensino.
Uma delas foi a implantação do Projeto Musicando, que ao longo do ano de 2011 vai atender dois mil estudantes.
Já as escolas localizadas na zona rural passarão a contar com o Programa Escola Ativa nas classes multisseriadas (salas que reúnem alunos de duas ou mais séries em uma mesma turma).
Estas duas novas ações fazem parte de uma série de medidas que vêm sendo divulgadas nos últimos três meses pela Prefeitura com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade do ensino nas escolas municipais e ampliar os programas de inclusão social para os alunos matriculados nas unidades do Município.
Segundo Soraia, o primeiro passo voltado à implantação do Projeto Musicando – cuja proposta principal será a formação de uma orquestra integrada por alunos da rede pública – já foi percorrido: a aquisição de 1.400 instrumentos musicais (foto).
Entre os instrumentos adquiridos pelo município estão contra baixos, violões tchelos, violinos, tubas sinfônicas, bombardinos, trompas, trombones, trompetes, clarinetes, flautas transversais e saxofones, além de kits contendo instrumentos de percussão para creches, que vão possibilitar o primeiro contato da criança com a música.
A secretária municipal de Educação explicou também que o Projeto Musicando representará mais uma ação do Segundo Turno, programa de inclusão social para crianças, adolescentes e jovens implantado no primeiro ano da administração do prefeito José Rechuan(DEM), através do qual são oferecidas atividades esportivas, culturais, de lazer e de reforço escolar aos alunos da rede municipal.
Paralelo ao Musicando, a Prefeitura inicia em março as atividades das oficinas para a confecção de instrumentos musicais de percussão. Implantado por meio de uma parceria com a INB (Indústrias Nucleares Brasileiras), este outro projeto atenderá 600 estudantes, todos do distrito de Engenheiro Passos.
Palavras chaves: EDUCAÇÃO