Resende

19° Min26º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública

Educação

08/10/2012

Projeto Melhor Visão começa nova etapa nas escolas da rede municipal

Alunos com alteração no movimento dos olhos são encaminhados para tratamento de ortóptica

Projeto Melhor Visão começa nova etapa nas escolas da rede municipal

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

   A Prefeitura de Resende iniciou neste mês de outubro uma nova fase do Projeto Melhor Visão, que já realizou avaliação de acuidade visual em todos os alunos das 58 escolas da rede municipal de ensino. Aqueles que apresentaram algum tipo de alteração no movimento dos olhos (motilidade ocular) vão passar agora por um tratamento ortóptico.

   Segundo a ortoptista Poliana Ferraz, o trabalho já foi iniciado no Cedevir (Centro Educacional Municipal de Atendimento a Deficientes Visuais de Resende) e na Escola Municipal Abrahão Hermano Ribenboim (Cidade Alegria).

   O tratamento consiste na realização de exercícios, semelhante a uma fisioterapia ocular, cujo principal objetivo é a reabilitação das perturbações da visão binocular, ou seja, do uso simultâneo dos olhos.

   Essas alterações são provocadas pelo desequilíbrio de alinhamento dos olhos como, por exemplo, estrabismo (olho desviado), insuficiência de convergência (dificuldade para fixar um objeto próximo) e ambliopia (baixa acuidade visual de um ou de ambos os olhos).

   A especialista explica ainda que a ortóptica é a parte auxiliar da oftalmologia, que diagnostica e trata os distúrbios da visão, "proporcionando uma melhor integração entre o indivíduo e o mundo que o cerca".

   O ortoptista trabalha na área da saúde da visão e atua na promoção, prevenção e recuperação dos distúrbios sensoriais e motores da visão binocular, como, por exemplo, em casos de dificuldades de leitura.

   Implantado no ano de 2010 pela Prefeitura de Resende, o projeto Melhor Visão tem como objetivo identificar nos alunos possíveis distúrbios visuais e tratá-los, possibilitando condições para um rendimento escolar melhor.

   Na primeira fase do projeto, todos os 13.500 estudantes das 58 escolas da rede municipal de ensino passaram pelo teste de acuidade visual. Os resultados apontaram que 35% do total dos estudantes precisam de tratamento de ortóptica.

   Já 15% apresentaram problemas de baixa visão e foram encaminhados para consulta com oftamologista da rede municipal de saúde. Após o exame com o oftalmologista, os alunos que necessitaram de óculos, receberam gratuitamente pela Fábrica de Óculos.

   Capacitação para Orientadores Pedagógicos - Segundo a ortoptista Poliana Ferraz, para que o tratamento ortóptico tenha êxito nas escolas, ela irá contar com o auxílio das orientadoras educacionais de cada unidade, no sentido de continuar a manutenção dos exercícios especificados pela especialista junto com os alunos. Por esse motivo, ainda neste mês, será realizada uma capacitação para essas profissionais.

   - É fundamental para que o tratamento surta efeito que os exercícios sejam realizados de forma continuada. Para isso contaremos com o apoio das orientadoras educacionais para melhorar o aprendizado desses alunos - finalizou Poliana.

Palavras chaves: VISÃO
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados