26/07/2010

Convênio da Prefeitura com INB será assinado nesta terça-feira, às 16 horas

Projeto de Música vai atender 600 estudantes em Engenheiro Passos

Crédito: Divulgação - ACOM/PMR

O Colégio Municipal Augusto de Carvalho (foto), localizada no distrito de Engenheiro Passos, vai sediar o Projeto Musicando (módulo percussão), a partir de um convênio que o prefeito José Rechuan (DEM) assina nesta terça-feira (27), às 16 horas em seu gabinete, com a INB (Indústrias Nucleares do Brasil). Através deste projeto, que poderá atender 600 crianças e adolescentes, os estudantes da unidade vão receber também ensinamentos sobre a confecção de instrumentos de percussão. No caso deste aprendizado, ele será realizado nas oficinas de marcenaria e carpintaria, cuja criação também está prevista no convênio da Prefeitura com a INB. De acordo com Rechuan, esta iniciativa da Prefeitura tem como uma de suas principais propostas ampliar as ações de inclusão social destinadas para crianças e adolescentes do Município em idade escolar. - Não há dúvidas de que esta parceria será de extrema importância para a vida destes jovens porque, além de tudo, representa o resgate e a valorização da cultura popular brasileira, o que, com certeza, fará a diferença na formação da cidadania de cada um dos estudantes - salientou. O Projeto Musicando se propõe a atender os alunos pelo período de 11 meses, com uma aula semanal. Cada aula terá duas horas de duração. Neste período, a expectativa é a de se formar 18 turmas de 25 crianças, conforme informou a secretária municipal de Educação, Soraia Balieiro. Ela disse ainda que o Projeto Musicando, a partir desta proposta, pretende formar um grupo de percussão em Resende para apresentações em eventos culturais promovidas pela Prefeitura e a INB. O Musicando será ainda incluído no Projeto Criarte, que já é desenvolvido pela Prefeitura em várias escolas da rede pública de ensino, entre elas o próprio Colégio Augusto de Carvalho, onde, por meio do projeto, são ministradas aulas de capoeira, dança e teatro para 290 crianças. Em menos de um mês, esta é a segunda parceria formalizada entre a Prefeitura e a INB. Recentemente, um convênio entre as duas instituições foi assinado prevendo a manutenção de um leito do Hospital Municipal de Emergência.
Palavras chaves: INCLUSÃO SOCIAL