Assistência Social e Direitos Humanos

Projeto atende no total cerca de 400 pessoas com oficinas de geração de renda

Projeto de Inclusão Produtiva forma mais uma turma

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, promoveu na manhã desta terça-feira, dia 06, a entrega do certificado de conclusão do curso de Tear, iniciativa que faz parte do Projeto de Inclusão Produtiva, voltado para capacitação de mulheres de baixa renda. Sete alunas do curso receberam o certificado que foi entregue pela secretária Marly Ceccoline Cortona. Também participaram da entrega a diretora de Proteção Social Básica, Soraya Cavalcante, e a coordenadora do programa de Inclusão Produtiva, Rosa Maria Faria Luna. A cerimônia aconteceu na sede do antigo CRAS, no Bairro Lavapés.

Junto com o certificado, cada aluna levou para casa o resultado do seu trabalho confeccionado nas máquinas de tear durante os 45 dias de curso. Nesse período, as alunas aprenderam a confeccionar vários produtos que foram expostos durante a cerimônia como cachecóis, jogos americano, trilhos de mesa e porta-copos.

Durante o curso, a Prefeitura disponibiliza todo o material do curso como linhas, lãs, fios, além de uma apostila, que ensina as técnicas de fabricação. As participantes receberam também orientações sobre o aproveitamento de materiais recicláveis para confecções de caixas e embrulhos personalizados, aparência pessoal, atendimento ao cliente e montagem de estandes para exposição dos produtos.

De acordo com a secretária Marly Ceccoline, após a conclusão do curso a secretaria disponibiliza por mais dois meses os teares para que as formandas continuem fabricando suas peças e com o dinheiro das vendas possam adquirir seus próprios equipamentos.

- Este curso tem transformado a vida de muitas mulheres que estão tendo a condição de serem provedoras do sustento da família. Muitas que passaram por aqui hoje já possuem seu próprio tear em casa e vem gerando renda - destaca a secretária.

O Projeto de Inclusão Produtiva da Prefeitura tem mostrado casos de superação de homens e mulheres que participam dos vários cursos oferecidos pelo projeto, sendo um forte aliado na recuperação da autoestima. É o caso da dona de casa Helena de Fátima Diniz, de 57 anos, uma das concluintes do curso de Tear.

- Eu estava sofrendo de depressão, sem ânimo para nada. Achava que não iria conseguir fazer este trabalho. Graças a Deus tive o apoio de todos aqui e este curso tem me ajudado muito a superar os meus problemas de saúde - afirmou.

Além do curso de tecelagem manual, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos oferece outros cursos de capacitação profissional dentro do Projeto de Inclusão Produtiva. São eles: Artesanato, Customização, Fibra de Bananeira, Tricô/Crochê, Pintura em Tecido, Confecção de Sabão Ecológico e técnicas de EVA (borracha utilizada para confecção de peças decorativas e artesanais).

Palavras chaves: ASSISTÊNCIA SOCIAL