° Minº Max

26/02/2010

Projeto da Prefeitura já foi premiado em âmbito nacional

"Resende Saudável": um novo conceito de gestão em saúde pública

Projeto da Prefeitura já foi premiado em âmbito nacional

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Para concorrer ao Prêmio Prefeito Empreendedor do SEBRAE-RJ (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o prefeito José Rechuan (DEM) conta com três projetos empreendedores lançados em 2009 no município de Resende. O Resende Saudável é um projeto que integras as secretarias municipais em um novo conceito de gestão na área da saúde pública. No ano passado, este projeto foi premiado em âmbito nacional com o Troféu Mérito Municipalista pela ABM (Associação Brasileira de Municípios). O prêmio foi recebido em Brasília pelo prefeito José Rechuan e o secretário municipal de Saúde, Daniel Brito. - O conceito Resende Saudável é a receita prescrita pelo nosso governo para garantir a saúde plena das pessoas, devolvendo-lhes dessa maneira a alegria de morar em Resende, cidade aonde a gente vive – explica Rechuan, convicto de que as atividades nas áreas de esporte, lazer, cultura, educação, obras, saneamento básico e até mesmo no setor de desenvolvimento econômico, entre outros setores, também são primordiais para que os governantes ofereçam à população condições de uma vida saudável, daí, aliás, a escolha do nome do programa. Já o Projeto Cercanias, idealizado em 2009 pela Prefeitura de Resende, reúne 15 cidades do eixo Rio-São Paulo-Minas com objetivo de expor e integrar o desenvolvimento e a cultura desta região. Segundo Rechuan, “a proposta do Projeto Cercanias é tornar realidade ações comuns de desenvolvimento econômico e social, respeitando as potencialidades de cada um dos municípios”. - A nossa administração defende a atuação integrada entre os municípios da região como forma de encontrar soluções para problemas comuns enfrentados pelos governos de cada uma das cidades. Recentemente, por exemplo, anunciamos a participação de Resende no Consórcio Intermunicipal de Segurança do Médio Paraíba. Da mesma maneira, estamos trabalhando na área do desenvolvimento econômico. Cada cidade tem potencialidades específicas de crescimento. Vamos, então, unir estas particularidades visando gerar empregos e aumentar a arrecadação financeira das prefeituras participantes no sentido de realizar novas obras e serviços – avaliou o prefeito. Já o Projeto Urbano Humano, executado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura, iniciou-se com as modificações no trânsito da cidade (foto), que há anos não passava por uma reformulação. Mas, segundo o secretário Ton Kneip, o objetivo maior do projeto é tornar Resende uma cidade mais contemporânea e capaz de oferecer condições para uma melhor qualidade de vida da população. Uma das próximas obras previstas pelo projeto é a construção de um anfiteatro na Avenida Nova Resende, às margens do Rio Paraíba do Sul.
Palavras chaves: HONRARIA