Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
 

Educação

28/06/2022

PROJETO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE RESENDE EXERCITA CONCEITO DE TRANSPARÊNCIA COM RECURSOS PÚBLICOS PARA ALUNOS 

“Mural da Transparência” será disponibilizado em todas as escolas municipais; Comunidade

PROJETO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE RESENDE EXERCITA CONCEITO DE TRANSPARÊNCIA COM RECURSOS PÚBLICOS PARA ALUNOS 

Crédito: Simone Duarte

As escolas da Rede Municipal de Ensino de Resende estão adotando uma prática que introduz e exercita a transparência com dinheiro público. As escolas já começaram a disponibilizar o “mural da transparência”, espaço no qual será feita a prestação de contas dos recursos que são creditados nas contas do Conselho Escola, provenientes de repasses federais e municipais. 

Os números de recursos recebidos e empregados em cada unidade serão divulgados para toda a comunidade escolar e darão uma dimensão didática sobre a importância da transparência em todos os segmentos da administração pública. A medida, além disso, reforça a responsabilidade e os compromissos com o bem comum no ambiente escolar. 

Resende possui 58 escolas municipais, que recebem repasses oriundos do governo municipal e federal. Quem fica responsável por conduzir a gestão dos recursos é o Conselho Escolar, que atua como um colegiado deliberativo, consultivo, fiscal, mobilizador e pedagógico na estrutura de gestão da escola. A condução desse dinheiro usado para aquisição de materiais de consumo, pequenos reparos na escola, entre outras utilidades, passa a ficar exposta para a comunidade escolar através do “mural da transparência”. 

Para a secretária municipal de Educação, Rosa Frech, o projeto faz parte de uma postura de gestão escolar democrática adotada pela administração pública, que renderá frutos com o desenvolvimento e amadurecimento desses alunos, formando cidadãos mais conscientes. 

- Nosso objetivo é fazer a diferença na vida desses alunos e fortalecer a cidadania e a cumplicidade em uma sociedade democrática. Nossos alunos são o futuro do município. São os futuros fiscalizadores e figuras ativas nas decisões tomadas por Resende. Por isso, queremos prepará-los como uma geração mais consciente. Os murais da transparência já começaram a ser expostos em algumas escolas e, em breve, estarão em todas elas – comentou a secretária. 

Palavras chaves: Prestação De Contas Transparência Educação
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2022. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados