13/06/2014
Projeto Cultura de Paz é destacado pelo Ministério da Saúde
Iniciativa faz parte do Programa Saúde na Escola e atende cerca de mil alunos
Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR
O projeto Cultura de Paz, que faz parte do Programa Saúde na Escola, recebeu na última semana a visita técnica das assessoras convidadas pelo Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Maria Helena Ruzany e Maria Ignez Saito, professoras na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade de São Paulo. A avaliação aconteceu durante a oficina na Escola Municipal Professor Carlinhos, no bairro Fazenda da Barra III.
Em todo Brasil, Resende foi um dos 32 municípios classificados entre os 90 apresentados ao Laboratório de Inovações de Saúde do Adolescente e de Jovens da Organização Pan-Americana de Saúde, no ano passado, em Brasília. Desse número, apenas 18 finalistas estão sendo visitados pelas consultoras, e seis ganharão visibilidade através de uma divulgação na publicação da revista Pan-Americana de Saúde e no site do Ministério da Saúde.
- Nossa missão é avaliar projetos desenvolvidos em parceria com o Sistema Único de Saúde, voltados para crianças e adolescentes, que tiveram resultados positivos e que podem ser replicados para outras regiões do país. A iniciativa de Resende surpreendeu pela motivação dos facilitadores (instrutores) nas oficinas e pela participação dos alunos - explicaram as assessoras.
O Cultura da Paz, criado pela atual administração, trabalha através de palestras e dinâmicas, temas como cidadania, violência nas escolas, bullying, entre outros. Ele é desenvolvido em unidades da zona urbana e rural, para crianças e adolescentes da educação infantil e do ensino fundamental, atendendo cerca de mil alunos.
O secretário de Relações Comunitárias e Cidadania, Ubiratan de Oliveira, avaliou como positiva a classificação do município. "Estamos aumentando a visibilidade do projeto, que apesar de novo, pode se tornar uma referência em ações para alunos no Brasil", disse.
Palavras chaves: EDUCAÇÃO