17/11/2009

Projeto Criarte realiza espetáculos culturais no Cinema Vitória

Iniciativa oferece ações culturais e sociais para alunos da rede pública

Projeto Criarte realiza espetáculos culturais no Cinema Vitória

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Fraternidade (Educação), realizará, neste sábado, dia 21, a partir das 19 horas, o Festival Criarte 2009. Mais de 200 alunos se apresentarão no palco do Cine Vitória, em atividades como balé, dança de rua, capoeira, fanfarra, música e contação de histórias, entre outras. O evento mostrará as atividades artísticas e culturais desenvolvida nas escolas em horário inverso às aulas, e na comunidade ao longo desse ano de 2009. O Criarte é coordenado pelo ator André Whately. A programação terá início através da oficina de Contação de Histórias, coordenada pela instrutora Anielle Carraro, com a participação de um grupo de alunos das Escolas Municipais Sagrado Coração (Lavapés), Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi) e Júlio Verne (Vicentina). Em seguida, sobem ao palco os alunos da oficina de Teatro, da Escola Municipal Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos). Sob a direção do professor Calé Miranda, os alunos apresentarão a peça ‘Gentileza gera gentileza’. A oficina de capoeira, coordenada pelo instrutor Uilian do Nascimento (Faísca), faz uma apresentação com os alunos da Escola Municipal Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria). Seguindo o roteiro de apresentação, a oficina de balé clássico, dirigida pela professora Andrea Souto, mostrará o trabalho realizado com os alunos da Escola Municipal Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria, seguida pela Dança de Rua, com o instrutor Cléverson Mariano e alunos das Escolas Municipais Júlio Verne (Vila Vicentina), Sagrado Coração (Lavapés), Maria Dulce (Novo Surubi) e Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos). O balé clássico sobe novamente ao palco, dessa vez com a professora Marilda Calmon e os alunos dos pólos Casa da Amizade e Teatro de Bolso. As professoras de Música, Roselita Pereira e Maria Cristina Rodrigues (Eme Crys) apresentam, através da flauta, do violão e do coral, o trabalho realizado com os alunos das Escolas Municipais Lídia Pires (Itapuca), Dona Mariúcha (Santo Amaro), CIEP 347 (Toyota), Noel de Carvalho (Nova Liberdade) e Maria Dulce (Novo Surubi). No repertório estarão a 9ª Sinfonia de Bethoven, Trem de Ferro, Brilha Estrelinha e Primavera. As Fanfarras do Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria) e da Escola Municipal Noel de Carvalho (Nova Liberdade), coordenadas pelos instrutores Robson da Silva, Cláudio Barboza e Edson da Silva, encerram o evento com as músicas ‘Será’ (Legião Urbana), ‘Cheia de Charme (Guilherme Arantes)’ e ‘Ao seu lado’ (Jota Quest). CONQUISTA - Totalmente remodelado, o Criarte alcançou, esse ano, a marca dos 3.000 atendimentos, um aumento de mais de cem por cento em relação ao ano passado. No horário inverso às aulas, os estudantes podem escolher entre aulas de Teatro, Música, Ballet, Dança de Rua, Jazz, Capoeira, Contação de História, Fanfarra, Desenho, Pintura, Artesanato, Xadrez Humano, além de várias outras atividades. As aulas acontecem em 25 pólos localizados em unidades escolares, salões comunitários e Teatro de Bolso, todas acompanhadas por uma equipe de 30 instrutores coordenados pelo ator e diretor de teatro André Whately. - Queremos com este Festival trazer ao conhecimento do público uma mostra das atividades artísticas e culturais realizadas em nossas escolas e na comunidade, além de compartilhar o sucesso de um projeto que representa resgate da auto-estima e valorização do potencial que já existe em cada ser humano – destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Fraternidade, professor João Duarte.
Palavras chaves: EDUCAÇÃO