24/07/2013
Projeto Cercanias participa da Flumisul
Cidades vão apresentar artesanato e turismo local
Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR
O secretário de Indústria, Tecnologia e Serviços, Edgar Moreira, confirmou o Projeto Cercanias como uma das atrações da edição deste ano da 15ª FLUMISUL (Feira Internacional de Negócios do Sul Fluminense), que acontecerá de 24 a 28 de julho, no Parque da Cidade, em Barra Mansa. A FLUMISUL reúne expositores de vários segmentos da economia com objetivo de adquirir novas tecnologias, estabelecer parcerias e realizar negócios nas áreas de siderurgia, metalurgia, agricultura, eletrônica, informática, indústria automotiva, alimentos e produtos e serviços.
O Cercanias foi lançado em 2009 pela Prefeitura de Resende. O projeto é formado por 15 municípios do eixo Rio-São Paulo-Minas Gerais e tem o objetivo de promover o crescimento integrado entre os municípios. O estande de Resende na FLUMISUL será representado pelas secretarias de Indústria, Tecnologia e Serviços, de Comércio, de Turismo e Eventos, de Assistência Social e Direitos Humanos e de Trabalho e Renda.
O titular da pasta de Indústria, Tecnologia e Serviços de Resende, Edgar Moreira, explica que ao levar o Cercanias para Barra Mansa, o projeto atende o desejo dos municípios e a proposta inicial de transformá-lo em evento itinerante. Ele frisa que "o projeto prevê a tomada de medidas voltadas à solução de problemas comuns não só nas áreas de turismo e desenvolvimento, mas de educação e saúde, entre outros setores".
O secretário destaca ainda que a FLUMISUL é uma excelente oportunidade para que os municípios integrantes do Cercanias possam apresentar ao público todas as suas potencialidades e fomentar a economia.
- Através do Cercanias unificamos todos os municípios envolvidos a fim de trabalhar o desenvolvimento regional de cada um, pois acreditamos no crescimento regional como meio de alavancar os desenvolvimentos econômico e turístico - finalizou Edgar.
Compõem o consórcio os seguintes municípios: do Estado do Rio - Resende, Itatiaia, Porto Real, Barra Mansa e Quatis; Estado de São Paulo - Queluz, Areias, São José do Barreiro, Bananal e Arapeí; Estado de Minas Gerais - Bocaina de Minas, Passa Quatro, Itamonte, Itanhandú e Passa Vinte.
De quarta-feira a sábado, a Flumisul funcionará das 16h às 23h e, no domingo, das 11h às 18h.