30/08/2011

Projeto Cercanias começa nesta sexta-feira no Parque das Águas

Lançado pela Prefeitura há dois anos, programa trabalha pelo crescimento integrado entre 15 municípios

Projeto Cercanias começa nesta sexta-feira no Parque das Águas

Crédito: Wagner Alves - ACOM PMR

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Indústria Tecnologia e Serviços, realiza neste fim de semana a quarta edição do Projeto Cercanias (foto). Prevista para esta sexta-feira, dia 02 de setembro, às 16 horas, no Parque das Águas, a abertura do Cercanias contará com as presenças do prefeito José Rechuan (DEM); do secretário de Indústria, Tecnologia e Serviços da Prefeitura, Edgar Moreira, além de vereadores e autoridades representantes dos municípios que participarão do evento. Lançado em 2009 pela Prefeitura, o Projeto Cercanias reúne 15 municípios do eixo Rio-São Paulo-Minas Gerais, sendo cinco cidades de cada um destes três estados, e tem o objetivo de promover o crescimento integrado entre os municípios limítrofes. O evento prossegue no sábado, dia 03 de setembro, e no domingo, dia 04, a partir das 10 horas, com entrada gratuita e diversas atrações trazidas por cada cidade participante, entre elas todos os municípios que fazem parte da Região das Agulhas Negras (Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis). As quatro cidades vão apresentar ao público todas as suas potencialidades nos setores de turismo, culinária e artesanato. - Esta edição do Projeto Cercanias não foge às outras edições, quando realizamos uma grande feira e demos oportunidade ao público que prestigiou o evento de conhecer peculiaridades de cada cidade participante. Em três dias são realizadas exposição e venda de artesanatos e apresentado o melhor da gastronomia, com cachaças, mel e pratos à base de milho e leite. Tudo isso aliado a uma programação cultural - salientou Edgar Moreira Para que o evento se torne uma atividade de lazer, por meio de uma parceria com a Superintendência Especial de Eventos e Integração do Município, o Projeto Cercanias também terá shows todos os dias e muitas brincadeiras destinadas às crianças, que poderão se divertir em pula-pula, tobogã, cama elástica e muito mais. A programação musical da feira fica por conta dos shows com o grupo de Magia Brasileira (sexta-feira), Versão Brasileira, apresentando o melhor da MPB (sábado) e o ritmo do Pancadão Sertanejo (Domingo), sempre a partir das 19 horas. - Através do Cercanias unificamos todos os municípios envolvidos a fim de trabalhar o desenvolvimento regional de cada um, pois acreditamos no crescimento regional como meio de alavancar os desenvolvimentos econômico e turístico - destacou o secretário de Indústria, Tecnologia e Serviços, lembrando que as ações do Cercanias vão além do evento deste fim de semana, “pois o projeto prevê a tomada de medidas voltadas à solução de problemas comuns não só nas áreas de turismo e desenvolvimento, mas de educação e saúde, entre outros setores”.
Palavras chaves: ARTESANATO, CULTURA E NEGÓCIOS