29/05/2012

Projeto Cercanias começa nesta quinta-feira no Parque das Águas

Edição deste ano vai reunir gastronomia, artesanato e muita música

Projeto Cercanias começa nesta quinta-feira no Parque das Águas

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (PP) abre oficialmente nesta quinta-feira, dia 31, às 16 horas, no Parque das Águas, a quinta edição do Projeto Cercanias - Desenvolvimento e Cultura. O evento reunirá durante três dias o que há de melhor na cultura, artesanato, gastronomia, música e potencialidades econômicas dos 15 municípios que compõe o projeto. O Cercanias é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Tecnologia e Serviços em parceria com a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM).

Idealizado pela Prefeitura de Resende, o Cercanias foi lançado em 2009 com a realização da primeira edição. Compõem o consórcio os seguintes municípios: do Estado do Rio - Resende, Itatiaia, Porto Real, Barra Mansa e Quatis; Estado de São Paulo - Queluz, Areias, São José do Barreiro, Bananal e Arapeí; Estado de Minas Gerais - Bocaina de Minas, Passa Quatro, Itamonte, Itanhandú e Passa Vinte.

Este ano, a MPB promete embalar os três dias de evento com a realização da etapa final do primeiro Festival Cercanias de Música Popular. Nos dias 31 e 1º, às 19 horas, acontecem as semifinais do festival. Nesta fase cada município estará concorrendo com duas músicas. A grande final acontece no sábado, dia 2, no mesmo horário.

- A cada ano estamos incorporando mais atrações a fim de difundir cada vez mais as potencialidades destes municípios. Desta vez estamos realizando o festival para mostrarmos os talentos musicais da nossa região - afirmou Edgar Moreira, secretário de Indústria, Tecnologia e Serviços do Município.

Além do festival de música, a quinta edição do Cercanias tratará do desenvolvimento integrado das 15 cidades. De acordo com o secretário, o Cercanias tem sido um grande aprendizado para todos os municípios participantes. Segundo ele, desde a sua criação, "o Cercanias tem tomado medidas voltadas à solução de problemas comuns não só nas áreas de turismo e desenvolvimento, mas de educação e saúde, entre outros setores".

- Através do Cercanias unificamos todos os municípios envolvidos a fim de trabalhar o desenvolvimento de cada um, pois acreditamos no crescimento regional como meio de alavancar os desenvolvimentos econômico e turístico - destacou o secretário.

As músicas selecionadas para primeira semifinal que acontece na quinta-feira, dia 31, a partir das 19 horas, são: No Brilho do seu Olhar (Resende), Estrelas (Porto Real), Ela vai Saber (Arapeí) Saudade de Nós (Itatiaia), Lua Azul (Quatis), O Amor Invisível (Resende), Vou Te Esperar (São José do Barreiro), Não Faz Assim (Arapeí) e Sorriso (Porto Real). Na sexta-feira, dia 1º, a segunda semifinal terá as seguintes canções: Pra Minha Viola Chorar (Porto Real), Menino do Morro II (Itatiaia), Pedaços de Amor (Quatis), Música 2: Estilo RE9, A Comida (Resende), Só penso em Você (Arapeí), De Manhã (Itatiaia), Sou Brasileiro (Quatis) e Viva em Paz (São José do Barreiro).

Palavras chaves: INTEGRAÇÃO