Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda

30/04/2019

PROJETO ‘ARTE NA CAPA’ DE MAIO COMEMORA O DIA DO SERTANEJO

Exposição acontece no Museu da Imagem e do Som de Resende a partir desta quinta-feira, dia 2

PROJETO ‘ARTE NA CAPA’ DE MAIO COMEMORA O DIA DO SERTANEJO

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura de Resende, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, abre nesta quinta-feira, dia 2 de maio, uma nova edição do projeto ‘Arte na Capa’. A mostra, que acontece mensalmente no Museu da Imagem e do Som de Resende, apresenta aos visitantes capas de discos, que contam um pouco a história gráfica da música brasileira e mundial.

Em comemoração ao Dia do Sertanejo, celebrado no dia 3, o MIS de Resende se dedicará ao tema com a exposição ‘Modão Sertanejo’. Por isso, durante todo o mês de maio, de segunda a sexta, das 12h às 18, o público poderá apreciar capas de discos de consagrados artistas do gênero, como Chitãozinho & Xororó, Sérgio Reis e Zezé de Camargo & Luciano, e de nomes não tão divulgados com as duplas Caim & Abel e Criolo e Seresteiro, entre outros.

Para o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, a exposição de maio no MIS de Resende celebra o Brasil profundo e nossas raízes.

- Somos todos influenciados pelas tradições sertanejas. Cada brasileiro, por mais urbano que seja, tem em seu DNA um pouco da cultura interiorana. E para sintetizar um elemento tão importante em nossa cultura, a mostra busca contemplar sucessos que marcaram época tanto a nível nacional quanto para públicos mais específicos - explica o presidente.

Ao todo, a exposição contará com cerca de 25 capas com sucessos dos anos 70, 80 e 90. O Museu da Imagem e do Som de Resende funciona no andar térreo da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, na Rua Luiz da Rocha Miranda, 117, no Centro Histórico de Resende.

Dia do Sertanejo

A data homenageia toda a tradição e, principalmente, a música de origem sertaneja. A musicalidade sertaneja é uma das características mais marcantes de nossa cultura. Por norma, este ritmo exalta a vida do homem no campo e nas cidades interioranas do país. A data começou a ser comemorada a partir da década de 1960, por iniciativa da Rádio Aparecida, para homenagear os vários violeiros do sertão que frequentam as missas na cidade de Aparecida do Norte, em São Paulo.

Palavras chaves: ARTE, CAPA, MAIO, SERTANEJO, CULTURA