Esporte e Lazer

14/04/2011

Projeto alia cultura com preservação do meio ambiente

Materiais recicláveis podem ser trocadas por participação em oficinas culturais

Projeto alia cultura com preservação do meio ambiente

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Em parceria com o Espaço Saber, a Prefeitura, sob a coordenação da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, está participando do projeto Recicle Cultura, que visa contribuir para o desenvolvimento sustentável da cidade, através da troca de materiais recicláveis pelo “Recicle – Moeda Sócio-Ambiental”.

Por meio da entrega de materiais recicláveis, o público poderá participar de oficinas culturais.

De acordo com o presidente da Casa da Cultura, André Whately (foto), a administração do prefeito José Rechuan (DEM) vem incentivando as parcerias público/privadas.

Ele explicou ainda que o projeto Recicle Cultura caminha neste sentindo, e ainda, trabalha dois pontos importantes: a Cultura e a Preservação Ambiental.

- Este projeto é muito interessante, pois incentiva as famílias a praticarem a reciclagem, criando ainda uma moeda que poderá ser utilizada para as pessoas participarem de vários projetos, incluindo as iniciativas culturais - destacou Whately.

Para adquirir a moeda “Recicle – Moeda Sócio-Ambiental”, o morador deverá realizar a troca por materiais recicláveis, como papel, vidro, metais e plásticos – todos limpos e amassados.

Os pontos disponibilizados para a troca funcionam em quatro locais. São eles: Espaço do Saber (Rua 29 de Setembro 139 - Campo Elíseos); Escola Lápis de Cor (Rua Santo Antônio 566 - Vila Julieta); CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do Lavapés (Rua do Rosário 45); ou na sede da AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende), que funciona no Parque das Águas.

- O projeto reforça o valor da reciclagem e estimula o desenvolvimento cultural - comenta o professor Júlio Vidal, do Espaço do Saber.

Com a moeda, o morador poderá ter acesso a produtos culturais, educacionais, esportivos, sócio-educativos e iniciativas que  promovam a vida saudável. Nesta primeira fase, três produtos já estão à disposição: as oficinas de Mitologia Grega, de Obras Literárias e a de Meditação, todas com aulas ministradas pelo professor Renato Martini.

As aulas foram iniciadas na última terça-feira, dia 12, e terminam no dia 30 de maio.

A Oficina de Mitologia Grega acontece toda terça-feira, das 15h40min às 17h10min e das 19h às 20h30min, no Espaço do Saber, e as quartas-feiras, no mesmo horário, na Biblioteca Municipal Jandir Cesar Sampaio, no Centro Histórico, ao lado a Igreja do Rosário.

Já a Oficina de Obras Literárias, é realizada toda quinta-feira, das 15h40min às 17h10min e das 19h às 20h30min, no Espaço do Saber; e às sextas-feiras, das 9 horas às 10h30m e das 15h30m às 17 horas, na Biblioteca Municipal. A Oficina de Meditação ocorre toda sexta-feira, das 18h30min e 19h30min, no Espaço do Saber.

A Moeda Recicle também já está sendo utilizada em alguns estabelecimentos comerciais, como na Casa de Leituras Gregos e Troianos, situada na Rua Gulhot Rodrigues 152 B (Campos Elíseos), onde cada moeda garante um desconto de R$ 1,00 na locação de livros e filmes.

- Os alunos do Espaço do Saber, por exemplo, toda semana estão trocando cerca de uma tonelada de produtos recicláveis. E com o Recicle, eles podem pagar por alguns serviços da escola - comenta Julio Vidal, ressaltando que novos comerciantes podem participar do projeto.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 3355-1906.

Palavras chaves: INCENTIVO