29/03/2010

Programas especiais de saúde garantem condições para o bem-estar físico e mental

Secretário destaca importância de exercícios e alimentação saudável na qualidade de vida

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Ao divulgar na manhã desta segunda-feira, dia 29, o relatório que aponta a queda no número de internações no Hospital de Emergência por AVC (Acidente Vascular Cerebral), diabetes e doenças cardiovasculares, o secretário municipal de Saúde, Daniel Brito (foto), frisou a importância da alimentação saudável e dos exercícios físicos na preservação da saúde das pessoas. - A adoção de uma vida saudável, com a prática regular de exercícios e uma alimentação equilibrada, são fundamentais como forma de combate às doenças cardiovasculares, ao AVC e à diabetes. Além disso, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza na rede os programas especiais de saúde, que também são preventivos – afirmou o secretário. Entre os programas de saúde oferecidos à população pela Prefeitura estão os de Diabetes, Hipertensão Arterial e Tabagismo. O Programa de Diabetes funciona no Posto do Manejo e também nas unidades do Programa Saúde da Família, oferecendo aos pacientes, acompanhamento médico, nutricional, psicológico e com assistente social para diabéticos. Neste caso, os pacientes recebem também, além das consultas médicas, a instrução de insulina e a avaliação do pé diabético. Os medicamentos essenciais também estão disponíveis gratuitamente na rede, como as insulinas e seringas. Outro programa especial da Prefeitura na área de saúde pública é o de Tabagismo. As reuniões do grupo, que são abertas e gratuitas, também acontecem no posto do Manejo. Além de palestras com orientações, o grupo recebe medicamentos homeopáticos para diminuir a ansiedade e os efeitos prejudiciais do tabaco no organismo, como a obstrução das vias áreas. Voluntários também são responsáveis por auriculoterapia (aplicação de agulhas em pontos na orelha), shiatzu (massagem com a ponta dos dedos) e técnica de respiração. Já o Programa de Hipertensão é desenvolvido nos 22 módulos do Programa Saúde da Família. Os pacientes recebem orientações médicas e nutricionais, além dos medicamentos. Daniel Brito enfatizou outra iniciativa fundamental para a diminuição dos índices de internações por AVC, diabetes e doenças cardiovasculares: o Programa Resende Saudável. Lançado em janeiro do ano passado pelo atual governo municipal, o programa tem como objetivo a manutenção da qualidade de vida de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, através da adoção de práticas saudáveis. Um dos projetos que faz parte do Resende Saudável é o Programa Terceira Idade Ativa, que oferece atividades físicas, acompanhamento médico e nutricional, entre outras ações, para cidadãos com mais de 50 anos de idade.
Palavras chaves: RESENDE SAUDÁVEL