Comunicação Social e Eventos

22/02/2019

PROGRAMAÇÃO DO PRÉ-CARNAVAL DE RESENDE SEGUE NESTE FINAL DE SEMANA

Bloco Cordão do Bola Preta, Banda Abadah e encontro dos blocos independentes são algumas das atrações

PROGRAMAÇÃO DO PRÉ-CARNAVAL DE RESENDE SEGUE NESTE FINAL DE SEMANA

Crédito: Gleisiane Carvalho

Após o sucesso dos primeiros dias do Pré-Carnaval de Resende, a folia se repetirá neste final de semana, nos dias 23 e 24. A Prefeitura segue com a programação que privilegia grupos regionais, como “Abadah” e o “Nosso Lema”, mas que também terá o maior e mais tradicional bloco de carnaval do país. O Cordão da Bola Preta, que completa 101 anos em 2019, será uma das atrações do evento, que tem segurança reforçada neste final de semana.

No sábado, dia 23, a folia começa logo às 13h com o encontro e desfile dos Blocos Independentes de Resende. O ponto de encontro será na Praça da Bandeira, onde a programação se estende até o anoitecer. Neste mesmo dia, a banda Quartetum Brasil se apresenta a partir das 16h e é sucedida pela Banda Abadah, que sobe ao palco a partir das 18h.

Já no domingo, dia 24, além do Espaço Kids, o cronograma de atrações traz o Grupo Nosso Lema, às 16h. E fechando com “chave de ouro” a programação do Pré-Carnaval, a partir das 18h entra em cena a tão aguardada Banda do bloco Cordão da Bola Preta. O tradicional grupo, que movimenta milhões de pessoas todo ano no Carnaval, promete fazer muito barulho e arrastar uma multidão até o Campos Elíseos.

Para a realização da festa, a Prefeitura mantém o reforço na segurança dos foliões, com um contingente total de 30 homens da Guarda Civil Municipal, 10 a mais do que nos primeiros dias de festa. A GCM terá também cinco viaturas dispostas em pontos estratégicos do perímetro que comporta os foliões.

Além disso, a Policia Militar, que já esteve com cerca de 20 homens na primeira etapa das atrações, também terá um aumento em seu efetivo para os próximos dias. Para reforçar ainda mais a segurança da festa, a organização do evento disponibiliza seguranças próprios, que ficam dispostos em meio à da multidão.

Em outra frente de serviços, uma ambulância e profissionais da saúde qualificados ficarão de prontidão durante a festa para prestar todo o suporte necessário em casos de emergência.

O Pré-Carnaval de Resende é um evento voltado para toda a família, inclusive para a criançada que fez a festa no Bailinho promovido pela gestão municipal. Além de muita dança, as crianças podem desfrutar durante todos os dias de: cama elástica, pula-pula, piscina de bolinhas, tobogã, oficina de máscaras, pintura facial, contação de histórias, distribuição de pipocas, além da realização do projeto Árvore do Saber, vinculado a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda.

Ao final de cada dia de folia, a Prefeitura realiza uma grande limpeza no local que recebe as atrações do Pré-Carnaval, a Praça da Bandeira. Para isso, bem cedo, por volta das 6h da manhã, uma equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos entra em ação com a varrição e lavagem das ruas no entorno da festa. A equipe também fica responsável pela higienização de calçadas e banheiros químicos, que serão usados posteriormente.

Ação contra o câncer bucal

Também neste sábado, dia 23, a Frente Nacional de Combate ao Câncer (FNCC), em parceria com a Prefeitura, vai promover uma ação que visa conscientizar os foliões sobre os riscos de contrair câncer bucal por meio da prática do sexo oral sem a devida prevenção. Para isso, um stand ficará disponível na Praça do Trenzinho, local de encontro de blocos carnavalescos no município, efetuando a distribuição de preservativos. Com a parceria, a Superintendência de Atenção Básica da Prefeitura também fará parte da ação.

Palavras chaves: Pré-carnaval