18/03/2009

Programa Terceira Idade Ativa já atende 500 pessoas

Projeto da Prefeitura foi implantado este ano em vários bairros

Programa Terceira Idade Ativa já atende 500 pessoas

Crédito: Wagner Alves

Implantado há menos de um mês pela Prefeitura, o Programa Terceira Idade Ativa já atende cerca de 500 pessoas com mais de 50 anos de idade em 16 pólos espalhados por diversos bairros do município. A informação foi divulgada na manhã desta quarta-feira, dia 18 de março, pelo prefeito José Rechuan (DEM), que visitou hoje dois núcleos do projeto – um no Parque Paraíso e o outro na Fazenda da Barra III. Com aulas de ginástica, alongamento e dança de salão, os cidadãos inscritos desenvolvem atividades recreativas e culturais voltadas à preservação da saúde. Uma equipe mutidisciplinar de profissionais acompanha o programa.

O prefeito lembra que “a valorização da terceira idade foi anunciada no começo deste ano como uma das bandeiras principais do novo governo municipal”. Ele destacou a implantação do Programa Terceira Idade Ativa como “uma demonstração inequívoca do quanto a Prefeitura está mesmo comprometida em reconhecer a importância deste segmento para a vida da cidade”.

- É incontestável o valor das atividades físicas para o bem-estar físico e mental do cidadão. Neste caso, ao tornarmos realidade este programa, oferecemos um instrumento de vital importância na preservação da saúde das pessoas com mais de 50 anos. Além disso, é preciso destacar que o segmento da terceira idade tem direito e merece receber do Poder Público toda a atenção possível. Tudo isso sem contar o fato de que, com a realização das atividades do programa, trilhamos um passo importante no sentido de desenvolver atividades sociais nos espaços públicos da cidade, entre eles escolas e parques de lazer - disse o prefeito, que desde o começo do mês vem visitando, sempre no começo da manhã, alguns dos pólos do projeto.

Cerca de 20 profissionais, entre professores, supervisores de Educação Física, assistente social, nutricionista, psicólogo e um médico clínico geral, fazem parte da equipe que acompanha o Programa da Terceira Idade Ativa. A presidente do EDUCAR (Instituto de Educação do Município de Resende), Bianca Pena, uma das coordenadoras do programa, disse que regularmente a condição física das pessoas atendidas é avaliada por profissionais especializados.

Segundo ainda Bianca, o pólo que reúne o maior número de cidadãos atendidos é o da Fazenda da Barra III – neste núcleo, onde as atividades acontecem no salão da Igreja Católica, estão inscritas 160 pessoas. A maior parte do grupo recebeu na manhã de hoje camisetas e bonés do projeto das mãos do prefeito José Rechuan. Diante do interesse que o programa vem despertando nos moradores dos bairros nos quais ele foi implantado, a Prefeitura planeja ampliar o número de turmas nos próximos meses:

- Na semana passada, por exemplo, depois que o prefeito visitou o pólo da Cidade Alegria, mais 50 pessoas se inscreveram no projeto. A nossa perspectiva de expansão é total – enfatizou Bianca, acrescentando que as atividades e os horários variam em cada um dos bairros atendidos.

Os pólos do Programa funcionam nos seguintes bairros: Fazenda da Barra I (Local: Casa Oficina do Ofício), Fazenda da Barra II (Salão da Igreja Santa Rita de Cássia), Fazenda da Barra III (Salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida), Paraíso (Parque Paraíso), Morro do Cruzeiro (Salão Comunitário), Vila Santa Isabel (FAETEC), São Caetano (CIEP), Vila Vicentina (Escola Municipalizada Júlio Werner), Jardim Jalisco (Parque das Águas – dois pólos), Vila Julieta (Parque Tobogã), Baixada da Olaria (Escola Municipal Marieta Salles Cunha), Itapuca (Igreja Sagrado Coração de Jesus), Toyota (sede do Programa de Atendimento Integral à Família), Cidade Alegria (área de lazer do CCI e no pátio da Igreja Nossa Senhora da Paz – três pólos) e Surubi Velho (Salão da Igreja Católica).

Palavras chaves: IDOSOS