31/01/2012

Programa Telessaúde será implantado em unidades médicas do Município

Governo Federal já liberou recursos para novo serviço

Programa Telessaúde será implantado em unidades médicas do Município

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

A Prefeitura anunciou hoje a implantação no Município de mais um programa de capacitação voltado aos servidores lotados nas unidades básicas de saúde.  Desenvolvido por meio de uma parceria com o Governo Federal, via Ministério da Saúde, o Programa Nacional Telessaúde vai proporcionar aulas online aos profissionais do Programa Saúde da Família sobre os temas Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Saúde do Idoso, Saúde Mental, Saúde do Adolescente e Jovem e Saúde Bucal, entre outros assuntos relacionados ao atendimento prestado pelos funcionários à população.

A diretora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Ana Paula Bueno (foto), destacou que a iniciativa manterá atualizados os conhecimentos dos profissionais do Programa Saúde da Família, melhorando ainda mais com isso a qualidade dos serviços oferecidos aos moradores das áreas cobertas pelos módulos do programa.

Ela lembrou que atualmente a Prefeitura já desenvolve no posto de saúde do Manejo uma iniciativa voltada à atualização dos conhecimentos dos servidores do Programa Saúde da Família.

Esta capacitação é realizada por segmentos de profissionais lotados nos módulos, entre os quais médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários e fisioterapeutas.

- Com a implantação do Programa Telessaúde em Resende, vamos descentralizar esta capacitação, levando-a aos módulos do Saúde da Família em nosso Município. A iniciativa tem como proposta garantir a educação permanente das equipes de Saúde da Família, que se constitui numa das responsabilidades do Município estabelecidas pelo Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, também está incluída neste programa – disse a diretora de Atenção Básica.

De acordo ainda com Ana Paula Bueno, o Governo Federal já autorizou a liberação de R$ 55 mil à Prefeitura para a implantação do Programa Telessaúde, dos quais R$ 37 mil já foram transferidos à Secretaria Municipal de Saúde.

O planejamento da Prefeitura é de que o programa comece a funcionar até o final deste semestre.

A Secretaria iniciou recentemente o processo de licitação visando à compra dos computadores e a instalação dos procedimentos no sentido de que todos os equipamentos do programa tenham acesso à internet.

Além dos computadores relacionados ao Programa Nacional de Telessaúde, a Prefeitura planeja adquirir outros dois computadores para cada módulo do Programa Saúde da Família, um destinado à marcação de consulta médicas e o outro voltado à gerência de distribuição de medicamentos.

A Prefeitura de Resende conta com 22 equipes do Programa Saúde da Família, que são responsáveis pelas ações de prevenção às doenças, como realização dos exames preventivos das mulheres, vacinação das crianças, pré-natal, acompanhamento dos pacientes diabéticos e hipertensos, entre outros.

Cada equipe é composta por um médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal, fisioterapeuta, agentes comunitários, recepcionista e auxiliar de serviços gerais.

As equipes do Programa Saúde da Família funcionam nas seguintes comunidades: Baixada da Olaria, Fazenda da Barra I, Fazenda da Barra II, Fazenda da Barra III, Capelinha, Bairro Cabral, Paraíso, Engenheiro Passos, Itapuca, Jardim Alegria/Jardim Beira-Rio, Novo Surubi, São Caetano, Serrinha do Alambari, Surubi Velho, Vila Vicentina/Santo Amaro e Visconde de Mauá. Em alguns bairros, existem duas equipes responsáveis pelo atendimento dos moradores.

Atualmente, estão sendo construídas as unidades dos bairros Morro do Cruzeiro, Nova Alegria e Liberdade.

Palavras chaves: ATENDIMENTO MELHOR