Resende

18° Min30º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública Disque 100

Notícia

17/11/2011

Programa Segundo Turno atende quase cinco mil estudantes

Projeto foi lançado pela Prefeitura no começo de 2009

Programa Segundo Turno atende quase cinco mil estudantes

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

 

           Um balanço divulgado esta semana pela Secretaria Municipal de Educação aponta que 4.685 estudantes matriculados nas escolas do Município participam atualmente das atividades oferecidas pelo Programa Segundo Turno. Lançado em 2009 pela Prefeitura, este projeto oferece ações educativas, culturais, esportivas e de recreação aos alunos da Educação Infantil, primeira e segunda fases do Ensino Fundamental e do primeiro ao nono ano. As atividades são realizadas no contra-turno do horário de aulas.

O Programa Segundo Turno é realizado nas escolas municipais Augusto de Carvalho (Engenheiros Passos); Abrahão Hermano Ribenboim (Cidade Alegria); Adelaide Lopes Salgado (Capelinha); Cabral; CIEP 347 Doutor Jorge Miguel Jayme (Toyota); Dona Mariúcha (Santo Amaro); Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II); Júlio Verne (Vila Vicentina II); José Roberto Sampaio (São Caetano); Lídia Pires (Itapuca); Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria); Moacyr Coelho da Silveira (Serrinha do Alambari); Noel de Carvalho (Nova Liberdade), Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi); Professor Carlinhos (Barra III); Sagrado Coração (Lavapés); Surubi e Getúlio Vargas (Cidade Alegria).   

Existem núcleos do projeto também nos seguintes locais: AABB (Associação Atlética Banco do Brasil); AMCHA (Associação de Moradores da Cidade Alegria); AMOJA (Associação de Moradores Jardim Alegria); Casa da Amizade; Teatro de Bolso; CEDEVIR (Centro de Educação de Deficientes Visuais de Resende) e salões da Igreja Católica do Município.

Fazem parte do Segundo Turno as ações do Projeto Criarte e do Programa de Educação Integral (Mais Educação), este último promovido em parceria com o Governo Federal. No Criarte acontecem as atividades de balé, dança de rua, capoeira, música, coral, percussão, fanfarra, banda sinfônica, contação de história, teatro, pintura, desenho, artesanato e percussão. Ao todo, 20 professores e 10 instrutores são responsáveis pelas atividades.

Já as atividades oferecidas por meio do Programa de Educação Integral (Mais Educação) são judô, xadrez; rádio e jornal escolar; hip hop; capoeira; teatro, tênis de mesa e de campo; horta escolar e comunitária; futsal; dança; banda (fanfarra); futebol; pintura e grafite; além de acompanhamento pedagógico e educação ambiental. Mais de 100 monitores/voluntários atuam neste programa.

No caso do Mais Educação, o Governo Federal financia as despesas de transporte e alimentação dos monitores para desenvolvimento das atividades, além de custear a aquisição dos Kits de materiais e a alimentação escolar.  A contrapartida do Município é a disponibilização de um professor vinculado à escola, denominado professor comunitário, com dedicação de 40 horas, para atuar como coordenador do programa. A Prefeitura complementa ainda a verba da alimentação servida aos estudantes no horário de realização das atividades.   

A secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, lembra que entre as ações do Segundo Turno está o Projeto Musicando, que começou a ser desenvolvido na Escola Municipal Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos) e chegou este ano à Escola Municipal Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III). Nas duas escolas, são atendidos cerca de 200 estudantes com aulas de música.

As próximas ações previstas no Musicando são a implantação de uma oficina destinada à confecção de instrumentos musicais de percussão e a formação de uma orquestra com alunos que participam do projeto. Outra proposta é a criação de mais um pólo do Musicando no Colégio Getúlio Vargas, onde haverá aulas de violão e violino.   

- Nosso objetivo principal é ampliar o número de comunidades atendidas e melhorar cada vez mais as estruturas das unidades e pólos em funcionamento. O Segundo Turno é um programa municipal que vem mostrando resultados satisfatórios. Constatamos que os estudantes inseridos nele tiveram avanços significativos no rendimento escolar e mudaram  seus comportamentos como cidadãos - finalizou a secretária.  

 

Palavras chaves: Alunos
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados