12/05/2023

Durante maio equipes realizam atividades em 13 unidades de ensino

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA TEM NOVO CALENDÁRIO DE ATIVIDADES EM RESENDE

Crédito: Divulgação PMR

A Prefeitura de Resende divulgou um novo calendário para o mês de maio do Programa Saúde na Escola (PSE), com ações para orientar sobre prevenção e atenção à saúde nas unidades de ensino. A iniciativa é realizada em parceria com as secretarias de Saúde e Educação, CCZ, VIGDANT, Guarda Municipal, NASF, e ainda com a Universidade Estácio de Sá e a Associação Educacional Dom Bosco. As atividades acontecem ao longo do mês em 13 unidades de ensino.

A primeira aconteceu na E.M. Geraldo da Cunha Rodrigues, no dia 4, com o tema “Promoção em alimentação saudável”. No dia seguinte foi realizada a “Prevenção de acidentes no trânsito” pela campanha Maio Amarelo, para os alunos das Escolas Municipais Francisco Tavares Rezende e Chico Mendes. Os alunos receberam orientações no Batalhão da Guarda Municipal e participaram do circuito na Cidade do Trânsito, que fica no Parque Tobogã. A campanha Maio Amarelo será realizada também para os alunos da E.M. Surubi, no dia 25.

Na última segunda-feira, dia 8, os alunos do CIEP 347 Jorge Miguel Jayme participaram de atividades sobre a prevenção ao câncer de ovário. Já no dia 9 foi a vez do Colégio Municipal Getúlio Vargas receber a “Promoção de cultura e paz e prevenção das violências”. Professores e alunos do 6° e 9° ano participaram de dinâmicas e reflexões sobre violência mútua e no ambiente escolar. Esta atividade acontecerá novamente no dia 16 para novas turmas, e o CREAS neste mesmo dia estará no Colégio Municipal Getúlio Vargas para abordar o tema “Combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes”, com alunos do 8° ano.

No último dia 11 foi a vez dos alunos da E.M. Maria de Assis Barboza participarem de atividades voltadas à promoção em alimentação saudável, combate ao mosquito do Aedes aegypti e saúde bucal.

-O PSE, vinculado à Atenção Primária à Saúde, é uma iniciativa do Governo Federal e é fundamental para levar ações de prevenção e promoção à saúde para as unidades de ensino. São beneficiados pelo PSE alunos de creches municipais, Ensino Fundamental até os jovens atendidos pela Educação de Jovens e Adultos, e também o Ensino Médio - disse a coordenadora do PSE, Daniela Theodoro.

Confira as próximas datas:

15/05 - Combate ao mosquito do Aedes aegypti

Local: E.M. Maria de Assis Barboza

Horário: 9h

18/05 - Promoção em alimentação saudável, combate ao mosquito do Aedes aegypti e promoção em higiene corporal

Local: E.M. Esther Politi

Horários: 9h e 14h

19/05 - Promoção em alimentação saudável, combate ao mosquito do Aedes aegypti e promoção em saúde bucal

Local: E.M. Bernarda Brandão

Horários: 8h30 e 13h

23/05 - Combate ao mosquito do Aedes aegypti, promoção em alimentação saudável e higiene corporal

Local: Creche Novo Surubi