18/10/2019

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA REALIZA AÇÃO SOBRE ‘OUTUBRO ROSA’ NO CIEP 347 – DOUTOR JORGE MIGUEL JAYME

Haverá palestra e dinâmica em grupos, que visam reforçar as estratégias no controle da doença

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura de Resende realizará uma ação sobre o ‘Outubro Rosa – Mês de Prevenção ao Câncer de Mama’, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), no Ciep 347 – Doutor Jorge Miguel Jayme, no bairro Toyota, nesta segunda-feira, dia 21. O programa é desenvolvido pelas Secretarias Municipais de Saúde e Educação, e está vinculado à Atenção Básica de Saúde. Serão contemplados cerca de 70 alunos de quatro turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da unidade da rede estadual. O encontro, que acontecerá às 18h30, pretende conscientizar a população, especialmente, as mulheres, quanto a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O programa tem como finalidade levar ações de prevenção e promoção à saúde aos educandos. Nesta edição do PSE, haverá palestra e dinâmica em grupos, que visam reforçar os três pilares estratégicos no controle de doença: prevenção primária; detecção precoce; e exame de mamografia. A técnica em Saúde Bucal e representante do Programa Saúde na Escola, Juliana Martins de Almeida, destacou que a atividade será trabalhada por uma enfermeira integrante da equipe de formas didática e lúdica, com o objetivo de alertar os alunos sobre como se prevenir.

— Durante todo o ano letivo, buscamos fornecer informações para a conscientização dos educandos, conforme as temáticas solicitadas pelas escolas pactuadas no programa, incluindo o câncer de mama e do colo do útero. O intuito é proporcionar formação integral aos estudantes a partir das ações integradas, com visitas às unidades de ensino, promovendo palestras e jogos. Vale lembrar que o câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os tumores que afetam o sexo feminino. A descoberta precoce da doença aumenta a chance de cura. É extremamente importante que as mulheres se cuidem, realizando os exames ginecológicos de rotina, além de estarem atentas aos primeiros sinais – frisou.

O PSE, criado pelo governo federal em 2007, é uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação. Atualmente, a adesão ao programa é feita por biênio. Neste biênio 2019/2020, foram pactuadas 53 unidades da rede pública municipal e uma estadual, que envolvem aproximadamente 13.267 alunos.

Palavras chaves: Outubro Rosa; PSE