Assistência Social e Direitos Humanos

11/04/2011

Programa Sacola Cheia, Alegria na Mesa será ampliado para 400 famílias

Lançado no ano passado, projeto atende atualmente 100 famílias com alimentação saudável

Programa Sacola Cheia, Alegria na Mesa será ampliado para 400 famílias

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

O Conselho Municipal de Assistência Social aprovou recentemente um acréscimo de  400 por cento na distribuição das bolsas de alimento por meio do Programa Sacola Cheia – Alegria na Mesa (foto).

Criado em 2010 pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, o programa garante uma bolsa de alimentos para cem famílias atendidas pelas quatro unidades do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), que funcionam nos bairros Lavapés, Itapuca, Toyota e Jardim Esperança.

De acordo com a secretária de Assistência Social do Município, Marly Ceccoline Cortona, a partir do segundo semestre deste ano, o programa passará a distribuir semanalmente 400 sacolas com frutas, legumes e ovos para 400 famílias de baixa renda da cidade.

- Iniciamos este projeto no ano passado, distribuindo 100 sacolas semanais. E agora, para atender a procura, vamos aumentar o número de sacolas, visando beneficiar um número maior de famílias com uma alimentação mais saudável – comenta a secretária Marly.

Para melhorar ainda mais a qualidade do programa, a secretária de Assistência Social comenta que um nutricionista deverá passar a dar suporte às famílias atendidas, para que utilizem os alimentos de forma mais saudável.

O objetivo desta proposta é orientar as pessoas contempladas sobre como utilizar os legumes, frutas e ovos no preparo de refeições diferentes e nutritivas.

Atualmente estão sendo distribuídas, semanalmente, cerca de uma tonelada de alimentos (frutas e legumes), para as 100 famílias cadastradas atualmente, sendo que cada uma recebe dez quilos de alimentos. As bolsas são entregues nas próprias unidades dos CRAS. Para ser atendida pelo Programa Sacola Cheia – Alegria na Mesa, a pessoa deve estar devidamente cadastrada no CRAS, e preencher alguns pré-requisitos, como ser de família com baixa renda, ter filhos menores de idade, ser gestante, idoso ou portador de necessidades especiais.

Palavras chaves: ASSISTÊNCIA SOCIAL