Agência de Saneamento do Município de Resende (Sanear)

10/09/2014

Programa Saúde na Escola passa a atender crianças de creches e pré-escolas de Resende

Programa leva palestras e avaliações de saúde a rede pública de ensino

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O PSE (Programa Saúde na Escola), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde nas escolas da rede pública de Resende, passou a atender, este ano, crianças de creches e pré-escola, ampliando a faixa etária de estudantes atendidos pela ação. Até o ano passado o PSE avaliava alunos de sete a 18 anos e agora contempla estudantes de zero a 18 anos, incluindo alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Os profissionais do programa percorrem escolas da rede municipal e estadual definidas previamente por um pacto assinado com o Ministério da Saúde, que determina uma meta de número de escolas e alunos a serem atendidos dentro do período de um ano.

- Nosso objetivo é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino - explicou a coordenadora do PSE, Cristina Rosadas.

De agosto de 2013 a julho de 2014, foram visitadas 20 escolas, onde foram atendidos 6.199 alunos com palestras sobre Promoção de Segurança Alimentar e Promoção da Alimentação Saudável; Saúde e Prevenção nas Escolas: Direito Sexual e Reprodutivo e Prevenção das DST/AIDS; Prevenção ao uso de Álcool, Tabaco, Crack e outras drogas; Promoção das Práticas Corporais, Atividade Física e Lazer nas Escolas; e Promoção da Cultura de Paz e Direitos Humanos, da Saúde Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

No mesmo período, 4.147 alunos passaram por avaliação das condições de Saúde, com exames de Antropometria (medição do peso e altura), Acuidade Visual, Avaliação Dentária e Triagem auditiva.

Para o período de 2014 e 2015, 23 escolas foram pactuadas como ministério e as ações já estão acontecendo. São elas: as escolas municipais Governador Roberto Silveira; Maria Dulce Freire Chaves; Julio Verne; Marieta Salles Cunha; Jardim das Acácias; Sagrado Coração; Professor Carlinhos; Adelaide Lopes Salgado; José Roberto Sampaio; Bairro Vicentino; Lídia Pires de Magalhães; Dona Mariúcha; Bernarda Brandão; Francisco Quirino Diniz; Noel de Carvalho; Bairro Cabral; Surubi; Esther Politi; os Cieps 489 (Augusto de Carvalho) e 347 (Jorge Miguel Jayme), as creches Sandra Maria F. Cotrim e Jardim Primavera; e o Colégio Estadual Professor José Medeiros de Camargo.

Palavras chaves: SAÚDE