30/08/2013

Programa Saúde na Escola estará na próxima semana na Escola Dona Mariúcha

Alunos passam por avaliações das condições de saúde

Programa Saúde na Escola estará na próxima semana na Escola Dona Mariúcha

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Saúde, começa na próxima segunda-feira, dia 9 de setembro, a avaliação das condições de saúde de cerca de 570 alunos da Escola Municipal Dona Mariúcha (Santo Amaro), por meio do Programa Saúde na Escola, que beneficia crianças e adolescentes de cinco a 18 anos. Nesta semana, a equipe do Programa esteve no CIEP Augusto de Carvalho, na Cidade Alegria, atendendo em torno de 190 estudantes.

A iniciativa reúne vários profissionais, como enfermeiras, dentistas e nutricionistas, e inclui Avaliação Antropométrica, que verifica a relação peso e altura dos alunos; Avaliação Visual (Programa Melhor Visão); Triagem Auditiva; e Avaliação Odontológica (Cárie Zero).

Os alunos participam também de palestras sobre os seguintes assuntos: Alimentação Saudável, DST/Aids, Dengue, Drogas, Sexualidade, Gravidez na adolescência, entre outros. O assunto "Drogas e Sexualidade" foi tema ainda nesta semana de palestras, exibição de video e debate no Colégio Estadual Antonina Ramos Freire (Alegria).

- Constatamos que muitas crianças e adolescentes não tinham acompanhamento médico e apresentavam vários problemas de saúde. O Programa, implantado em Resende no ano passado, está conseguindo levantar esta realidade e fazer os encaminhamentos necessários. Essa iniciativa tem como meta também contribuir para a melhora do aprendizado - afirma a coordenadora do Programa Saúde na Escola no município, Cristina Rosadas.

Neste ano, já foram beneficiados com as avaliações 5.214 estudantes de 15 escolas municipais e estaduais. A meta é atender até o final do ano 19 escolas. Em 2012, 24 escolas receberam o programa no total, com sete mil alunos avaliados e 14 mil que participaram das palestras.

- O programa tem sido um sucesso. Resende foi um dos oito municípios do estado que conseguiu cumprir as metas pactuadas com o Ministério da Saúde e ficou em primeiro lugar no estado, sendo a cidade que mais atendeu crianças com o Programa Saúde na Escola - comemorou Cristina Rosadas.

Com isso, o município recebeu também o maior repasse de recursos na segunda etapa, totalizando até o momento cerca de R$ 92 mil. Essa verba já foi utilizada na aquisição de um veículo, de balanças, audiômetro, entre outros equipamentos, e para capacitação de profissionais.

Palavras chaves: SAÚDE