30/08/2013
Programa Saúde na Escola estará na próxima semana na Escola Dona Mariúcha
Alunos passam por avaliações das condições de saúde
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Saúde, começa na próxima segunda-feira, dia 9 de setembro, a avaliação das condições de saúde de cerca de 570 alunos da Escola Municipal Dona Mariúcha (Santo Amaro), por meio do Programa Saúde na Escola, que beneficia crianças e adolescentes de cinco a 18 anos. Nesta semana, a equipe do Programa esteve no CIEP Augusto de Carvalho, na Cidade Alegria, atendendo em torno de 190 estudantes.
A iniciativa reúne vários profissionais, como enfermeiras, dentistas e nutricionistas, e inclui Avaliação Antropométrica, que verifica a relação peso e altura dos alunos; Avaliação Visual (Programa Melhor Visão); Triagem Auditiva; e Avaliação Odontológica (Cárie Zero).
Os alunos participam também de palestras sobre os seguintes assuntos: Alimentação Saudável, DST/Aids, Dengue, Drogas, Sexualidade, Gravidez na adolescência, entre outros. O assunto "Drogas e Sexualidade" foi tema ainda nesta semana de palestras, exibição de video e debate no Colégio Estadual Antonina Ramos Freire (Alegria).
- Constatamos que muitas crianças e adolescentes não tinham acompanhamento médico e apresentavam vários problemas de saúde. O Programa, implantado em Resende no ano passado, está conseguindo levantar esta realidade e fazer os encaminhamentos necessários. Essa iniciativa tem como meta também contribuir para a melhora do aprendizado - afirma a coordenadora do Programa Saúde na Escola no município, Cristina Rosadas.
Neste ano, já foram beneficiados com as avaliações 5.214 estudantes de 15 escolas municipais e estaduais. A meta é atender até o final do ano 19 escolas. Em 2012, 24 escolas receberam o programa no total, com sete mil alunos avaliados e 14 mil que participaram das palestras.
- O programa tem sido um sucesso. Resende foi um dos oito municípios do estado que conseguiu cumprir as metas pactuadas com o Ministério da Saúde e ficou em primeiro lugar no estado, sendo a cidade que mais atendeu crianças com o Programa Saúde na Escola - comemorou Cristina Rosadas.
Com isso, o município recebeu também o maior repasse de recursos na segunda etapa, totalizando até o momento cerca de R$ 92 mil. Essa verba já foi utilizada na aquisição de um veículo, de balanças, audiômetro, entre outros equipamentos, e para capacitação de profissionais.