07/01/2013

Programa Saúde na Escola apresenta balanço de ações realizadas em 2012

Quase três mil alunos apresentaram algum tipo de problema de saúde

Programa Saúde na Escola apresenta balanço de ações realizadas em 2012

Crédito: Andresa Gil - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta semana um balanço das atividades realizadas pelo PSE (Programa Saúde na Escola), implantado em 2012 em unidades das redes municipal e estadual de ensino.

Segundo a coordenadora do Programa, Cristina Rosadas, a iniciativa busca avaliar as condições de saúde de crianças e adolescentes, com idade entre sete e 18 anos. Nesta primeira etapa, o trabalho constatou que muitos deles não tinham acompanhamento médico.

De acordo com o relatório, quase três mil estudantes apresentaram algum tipo de alteração e foram encaminhados para atendimentos na rede de saúde do município.

- Vários problemas de saúde estavam ocultos dentro das escolas, e o Programa está conseguindo levantar esta realidade e fazer os encaminhamentos necessários. Essa iniciativa tem como meta também contribuir para a melhora do aprendizado - afirma.

Ao todo, foram atendidas no ano passado 12 escolas municipais e oito estaduais. São elas: Escolas Municipais Abrahão Hermano Ribenboim, Augusto de Carvalho, Bairro Cabral, Dona Mariúcha, Ester Politi, Jardim das Acácias, Julio Verne, Maria Dulce Freire Chaves, CIEP 347 (Dr. Jorge Miguel Jayme), Marieta Salles Cunha, Professor Carlinhos, Surubi, Lidia Pires de Magalhães e Noel de Carvalho, e o Colégio Municipal Getúlio Vargas; além dos colégios estaduais Engenheiro Passos, Aníbal Benévolo, Antonina Ramos Freire, João Maia, Marechal Souza Dantas, Olavo Bilac, Oliveira Botelho, Governador Roberto Silveira e Ciep 347 - Dr. Jorge Miguel Jayme.

Entre as ações desenvolvidas pelo Programa estão a Avaliação Antropométrica, que analisou 5.926 estudantes e apresentou 384 alunos com sobrepeso, e a Aferição de Pressão Arterial, que avaliou 5.870 alunos, sendo que 26 deles apresentaram alterações. Já na Triagem Auditiva foram atendidos 3.310 estudantes, dos quais 243 apresentaram problemas. Com relação à Triagem Visual foram 6.844 alunos avaliados, verificando alterações em 450 estudantes.

A Saúde Bucal também foi avaliada pela equipe do Programa. Dos 7.638 alunos atendidos, 1.768 foram encaminhados para tratamentos na rede.

Além disso, 5.888 alunos foram atendidos na ação que tinha o objetivo de detectar Sinais de Agravo de Saúde (tuberculose e hanseníase), mas nenhum caso foi encontrado. O mesmo ocorreu com o serviço de Identificação de Estudantes sem Registro Civil, que analisou a situação de 8.311 crianças e adolescentes.

Segundo a coordenadora, o Programa conta com uma equipe multiprofissional formada por um coordenador, três enfermeiras, uma fonoaudióloga, uma pedagoga e o Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTI). Além das avaliações de saúde, os profissionais desenvolvem palestras educativas que abordam temas relacionados à alimentação saudável, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, riscos do uso de drogas, discriminação, preconceito e atividades sobre o cuidado com si mesmo e com o ambiente escolar.

- Encerramos as ações em dezembro, e a previsão de retorno é para fevereiro. Nossa meta é continuar com o trabalho iniciado nas escolas e definir o cronograma de novas unidades que serão contempladas em 2013 - adianta Cristina Rosadas.

Palavras chaves: SAÚDE