20/04/2012

Programa Saúde na Escola amplia ações educativas para estudantes

Projeto orienta alunos sobre prevenção contra várias doenças, entre elas a dengue

Programa Saúde na Escola amplia ações educativas para estudantes

Crédito: Márcio Fabbian ACOM/PMR

Por meio de uma ação integrada entre duas secretarias municipais (Educação e Saúde), a Prefeitura levará a 33 escolas, sendo 23 da rede municipal e o restante da rede estadual, o PSE (Programa Saúde na Escola), cujo lançamento ocorreu esta semana, na Escola Municipal Esther Politi (Fazenda da Barra I). O programa oferece atividades preventivas em saúde de crianças e jovens, na faixa etária entre seis a 19 anos. A equipe responsável pela realização do programa é formada por profissionais de saúde e professores de Educação Física.

Segundo a diretora de Educação em Saúde da Prefeitura, Ana Carolina Permínio, o programa prevê avaliação das condições de saúde dos alunos em vários aspectos, como nutricional, de vacina, hipertensão, oftalmológica, auditiva, saúde bucal e psicossocial, entre outras. O reforço nas informações a respeito dos cuidados que devem ser adotados contra a proliferação do mosquito transmissor da dengue (foto) também fazem parte das ações educativas promovidas pelo Departamento de Educação em Saúde.

Nesta terça-feira, dia 17, alunos da Escola Esther Politi passaram por avaliação antropométrica (peso e altura) com o objetivo de verificar a ocorrências de doenças relacionadas a peso, como desnutrição e obesidade; aferição de pressão; e avaliação da caderneta de vacinas, tendo participado ainda de palestras.

- O tema central do PSE neste primeiro momento será a obesidade, problema que tem atingido crianças e adolescentes em todo o Brasil, além dos procedimentos realizados pela equipe de profissionais da Unidade do Programa Saúde da Família do Jardim Esperança. Vamos realizar também palestras e dinâmicas de grupo, abordando temas como álcool, drogas, tabagismo, homofobia, bulling e preconceito, - explicou Ana Carolina.

Esta é mais uma iniciativa da Prefeitura com o objetivo de ampliar as ações educativas na área da saúde aos alunos da rede pública, que já conta com exames oftalmológicos e atendimentos odontológicos. Com a implantação do programa em Resende, essas avaliações serão complementadas. O trabalho envolve ainda ações de prevenção e educação permanente com os profissionais das escolas.

Segundo Ana Carolina, o programa conta com recursos do Ministério da Saúde, orçados em cerca de R$ 92 mil reais, dos quais 70 por cento já foram repassados à Secretaria de Saúde para a implantação do PSE. O restante é repassado conforme o cumprimento de algumas metas estabelecidas pelo Governo Federal no decorrer da realização das ações do programa.

Palavras chaves: PREVENÇÃO