16/11/2009

Programa Saúde da Família aumenta número de atendimentos

Cem profissionais foram contratados para melhorar assistência aos pacientes

Programa Saúde da Família aumenta número de atendimentos

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

O número de atendimentos realizados pelo Programa Saúde da Família em Resende cresceu no período de janeiro a setembro deste ano após as melhorias feitas este ano no projeto pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida. O balanço sobre os resultados do programa nos primeiros nove meses de 2009 foi divulgado na manhã desta segunda-feira, dia 16 de novembro, pelo prefeito José Rechuan (DEM). Em janeiro, quando havia a falta de nove médicos no Programa, o Saúde da Família realizou 7.348 atendimentos nos seus 22 módulos localizados em várias comunidades do Município. Com a contratação de mais profissionais e a reestruturação das equipes, que atualmente estão completas, o número de consultas médicas subiu para 8.102 em setembro. Somente neste ano, foram contratados cerca de cem profissionais, entre agentes comunitários, auxiliares e técnicos de enfermagem, médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, auxiliares de saúde bucal, dentistas, recepcionistas e auxiliares de serviços gerais. - Os resultados positivos alcançados neste ano pelo Programa Saúde da Família representam uma das conquistas principais do nosso governo na área de saúde pública. Reafirmamos a importância das ações preventivas no setor de saúde como uma das prioridades da nossa administração, dentro da nossa proposta de oferecer condições de uma vida mais saudável à nossa população. Neste sentido, já investimos muito e vamos continuar investindo no Saúde da Família – disse Rechuan, que recentemente anunciou a abertura de quatro módulos do Programa (Paraíso, Centro, Jardim Beira-Rio e Itapuca) aos sábados e domingos, de 8 horas ao meio-dia. Entre as famílias cadastradas pelo Programa Saúde da Família na Baixada da Olaria, por exemplo, em janeiro foram 297 consultas médicas, enquanto que em agosto esse número chegou a 618. Através de uma parceria com o Governo Federal, a Prefeitura iniciou ainda a construção do novo módulo do programa no bairro. Os resultados positivos também puderam ser verificados no módulo da Fazenda da Barra II: em agosto foram 509 atendimentos contra 172 de janeiro. Segundo a diretora de Atenção Básica da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida, Ana Paula Bueno, esses números positivos foram possíveis também graças à reorganização da agenda médica para aumentar as vagas disponíveis. Além disso, ela destacou que todas as equipes contam com fisioterapeutas, inclusive as que atendem os moradores da Zona Rural. Os módulos do programa oferecem ainda consultas com ginecologista, no próprio local. A supervisão de ginecologia é composta por duas médicas que percorrem todas as unidades de PSF realizando os atendimentos médicos e orientando as profissionais de enfermagem responsáveis pelos preventivos e pré-natais de baixo risco. - Estas melhorias proporcionaram um melhor atendimento no Programa Saúde da Família, dando mais comodidade às mulheres que necessitam da consulta ginecológica e diminuindo a demanda da rede – acrescentou Ana Paula Bueno. Outra melhoria implantada pela direção de Atenção Básica no atual governo, que proporcionou mais qualidade no atendimento oferecido à população, através do Saúde da Família, foi a capacitação das equipes. No mês de outubro, agentes de saúde participaram da oficina Sensibilização da Educação Permanente. O curso foi promovido pela Prefeitura no auditório da ACIAR (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Resende), em parceria com o Conselho Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba e o Governo do Estado. A melhoria no atendimento odontológico aos pacientes também está entre os avanços obtidos este ano pelo Saúde da Família graças aos investimentos realizados pela Prefeitura no programa.
Palavras chaves: MAIS PROFISSIONAIS