20/05/2011

Programa Sábado Saudável terá exames de neurologia para estudantes da rede municipal

Terceira edição do projeto acontece neste sábado, dia 21

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

O Sábado Saudável chega neste sábado, dia 21 de maio, a sua terceira edição, levando à população coberta pelas 23 unidades do PSF (Programa de Saúde da Família), e demais postos de saúde da cidade, os serviços oferecidos através das secretarias municipais de Saúde, de Educação e de Assistência Social. A ação, determinada pelo prefeito José Rechuan para facilitar o acesso do cidadão aos serviços públicos do Município, teve início no dia 07 de maio e acontecerá até o dia 28 de maio, com as unidades abertas nos quatro sábados deste mês, das 8 horas às 16h30m. Um dos destaques da edição deste sábado (21 de maio) serão os exames nas áreas de oftalmologia e neurologia para os estudantes da rede municipal. Outra ação de destaque no Programa Sábado Saudável é voltada para o público feminino, e consiste na realização do exame preventivo. No último dia 14, foram realizados 347 exames, que detecta precocemente o câncer de colo uterino. Durante o período em que as mulheres estão aguardando na sala de espera pelo atendimento no Sábado Saudável, que é feito por enfermeiras, elas recebem ainda orientações sobre a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis e aprendem a fazer o auto-exame para detectar o câncer de mama (foto). - A expectativa é de que neste sábado, as mulheres que trabalham fora e não têm tempo de procurar uma unidade de saúde de segunda a sexta-feira, aproveitem a oportunidade para cuidar de sua saúde. O atendimento está ágil e leva apenas alguns minutos para que a enfermeira colete o material necessário ao exame - avaliou a diretora de Atenção Básica em Saúde da Prefeitura de Resende, Ana Paula Bueno, salientando que, durante a realização do programa neste sábado, serão oferecidos ainda serviços de aferição da pressão arterial, aplicação de injeções, exercícios de massoterapia e curativos. Nesta edição deste sábado (21 de maio), a Secretaria Municipal de Educação, realizará exame oftalmológico em 25 alunos da Escola Municipal Abrahão Hermano Ribemboim (Cidade Alegria), e avaliação neurológica em outros 50 alunos da Escola Dona Mariucha (Santo Amaro). Os alunos foram previamente selecionados nas unidades de ensino, de acordo com a urgência e terão transporte gratuito até o local de realização do exame. Já a Secretaria de Assistência Social do Município realizará o mesmo trabalho que vem realizando desde a primeira edição do Sábado Saudável, informando aos cidadãos sobre o cadastro para o Bolsa Família e outros programas sociais disponíveis no município. Mais uma vez a equipe do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) estará presente nas unidades de saúde com o objetivo de cadastrar jovens interessados em dezenas de cursos profissionalizantes gratuitos. No sábado passado (14 de maio), mais de 250 jovens, com renda familiar mensal de um salário mínimo e meio (R$ 817,50) foram cadastrados. E o melhor é que os cursos serão realizados nas próprias comunidades onde o aluno mora, mas a seleção será feita pelo SENAC, segundo os critérios da entidade. O início dos cursos será divulgado pela própria entidade. Estarão abertos durante o Programa “Sábado Saudável”, as unidades de Saúde dos bairros Fazenda da Barra I, Fazenda da Barra II, Fazenda da Barra III, Itapuca, Baixada da Olaria, Cabral, Vicentina/Santo Amaro, Visconde de Mauá, Pedra Selada (Zona Rural), Fumaça (Zona Rural), Morro do Cruzeiro, Engenheiro Passos, Paraíso, Jardim Beira Rio, Surubi, Novo Surubi, Serrinha, Capelinha, São Caetano, Cidade da Alegria, Manejo, Jardim Primavera, e Posto Resende (em frente ao Colégio Santa Ângela), no Centro Histórico.
Palavras chaves: AÇÃO INTEGRADA