26/05/2011

Município vai oferecer mais uma vez vários serviços em 23 postos de saúde

Programa Sábado Saudável mobilizará 170 funcionários neste sábado

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A realização de um programa voltado à prestação de serviços em três setores essenciais ao bem-estar da população (Saúde, Educação e Assistência Social), durante os quatro sábados de um mesmo mês, requer todo um trabalho de planejamento e organização por parte do funcionalismo, entre servidores de carreira e os ocupantes de cargos em comissão. Iniciado no dia 07 de maio, e promovido também nos dois sábados seguintes (dias 14 e 21), o Programa Sábado Saudável nos 23 postos de saúde do Município realiza neste sábado, dia 28 de maio, a sua quarta edição. Desta vez, cerca de 170 trabalhadores da Prefeitura estarão mobilizados para atender a população. Lançado por meio de uma ação integrada entre as secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, o Programa Sábado Saudável tem como objetivos básicos permitir o acesso aos serviços destes três setores aos cidadãos que, por um motivo ou outro, não têm como comparecer aos postos de saúde no período de segunda a sexta-feira. O programa está sendo promovido inicialmente nos quatro sábados do mês de maio. Para que tudo fique pronto, e as unidades tenham condições de atender as pessoas, o trabalho dos servidores começa geralmente uma hora antes da abertura dos postos de saúde para a população, ou seja, às sete da manhã, já que no Sábado Saudável, as unidades médicas funcionam de 8 às 16 horas. - É preciso reconhecer que os resultados positivos alcançados pela nossa administração durante as edições do Programa Sábado Saudável só tem sido possíveis graças ao comprometimento e o profissionalismo dos funcionários envolvidos diretamente nos atendimentos prestados. Por isso, manifesto publicamente os meus agradecimentos a todos os funcionários da Prefeitura que estão nos ajudando a garantir mais esta ação de grande alcance social para os moradores de Resende – disse o prefeito José Rechuan, que tem acompanhado pessoalmente o atendimento oferecido pelo Programa Sábado Saudável nos postos de saúde desde a primeira edição, no dia 07 de maio. Só da Secretaria Municipal de Saúde, aproximadamente 120 funcionários, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, recepcionistas, agentes comunitários de saúde e auxiliares de serviços gerais, entre outros, trabalham no projeto. Por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, ainda foram disponibilizados pela área da saúde médico oftalmologista e médico neurologista, que atuam na realização de exames entre os alunos da rede municipal de ensino. Seis professores e três motoristas vêm formando a equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Educação em cada edição do Programa Sábado Saudável. Os motoristas são encarregados de transportar os estudantes dos seus bairros até as unidades médicas para a realização dos exames de neurologia e oftalmologia. Pela Saúde, são oferecidos os seguintes serviços: exames de prevenção contra câncer do colo do útero, aferição da pressão arterial, vacinação, nebulização, curativos e aplicação de medicamentos, mediante apresentação do receituário médico. Por sua vez, a Secretaria Municipal de Assistência Social tem contado com a participação de aproximadamente 40 funcionários, como assistentes sociais, psicólogos e agentes de programas socioassistenciais. Durante as edições do Sábado Saudável, eles atuam no cadastramento de moradores da cidade para os programas sociais, na inscrição de jovens em cursos profissionalizantes gratuitos do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e na Brinquedoteca, cujas atividades se destinam às crianças durante o tempo em que os responsáveis estão sendo atendidos nos postos de saúde. POSTOS ABERTOS – Na edição do Sábado Saudável deste sábado, dia 28 de maio, o atendimento através do Programa será realizado mais uma vez nas seguintes unidades médicas: postos de saúde da Fazenda da Barra I, Fazenda da Barra II, Fazenda da Barra III, Itapuca, Baixada da Olaria, Cabral, Vila Vicentina/Santo Amaro, Visconde de Mauá, Pedra Selada, Fumaça, Morro do Cruzeiro, Engenheiro Passos, Paraíso, Jardim Beira Rio, Surubi, Novo Surubi, Serrinha do Alambari, Capelinha, São Caetano, Cidade da Alegria, Manejo, Jardim Primavera, e Posto Resende (em frente ao Colégio Santa Ângela), no Centro Histórico.
Palavras chaves: PERTO DO CIDADÃO